Fantasia Tcheca em exibição na Cinemateca Capitólio
A partir desta sexta-feira, 23, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios, um grande panorama do cinema fantástico produzido em Praga, no perÃodo em que o paÃs fazia parte da Tchecoslováquia, com filmes realizados entre 1937 e 1989 por nomes consagrados como Otakar Vávra, Karel Zeman, VÄ›ra Chytilová e Jan Å vankmajer. A entrada é franca.
A sessão de abertura apresenta, à s 19h30, um programa duplo com o curta animado Romance Noturno, da pioneira HermÃna Týrlová, e o longa-metragem A Pequena Ninfa do Mar, inventiva adaptação de Karel Kachyňa, nome essencial do cinema moderno tchecoslovaco, para o conto de fadas A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.
No sábado, 24, e domingo, 25, as exibições de Krakatit e Doença Branca, filmes inspirados na obra do escritor Karel Čapek, serão apresentadas por Matouš Hartman, professor de tcheco que atua no Rio Grande do Sul.
No domingo, 25, Victoria Sanguiné, integrante do Cineclube Academia das Musas, coletivo dedicado ao estudo de filmes dirigidos por mulheres, apresenta o programa de curtas A Pioneira HermÃna Týrlová, com filmes realizados entre 1940 e 1960.
A mostra é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Consulado da República Tcheca em São Paulo. O apoio é do Museu Karel Zeman, do Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca (NFA) e da Associação Cultural Tcheco-Brasileira em Porto Alegre.
ProgramaçãoÂ
Sexta-feira, 23Â
15h - Compasso de Espera
17h - Uma Noiva em Cada Porto
19h30 – Romance Noturno + A Pequena Ninfa do Mar
Sábado, 24
15h – Viagem à Pré-História
17h – Krakatit
19h30 – Viagem ao Fim do Universo
Domingo, 25
15h – Doença Branca
17h – A Bela e a Fera
19h – A pioneira HermÃna Týrlová
Terça-feira, 27
15h – Krakatit
17h – Uma Invenção Destrutiva
19h – Velhas Lendas Tchecas
Quarta-feira, 28
15h – A Pomba Branca
16h15 – A Bela e a Fera
17h45 – Doença Branca
19h30 – Quem Quer Matar Jessie?
Â
Andrea Brasil