Festa de Navegantes começa neste domingo em formato inédito e híbrido

23/01/2022 08:39
Mari Vieira/Divulgação
A procissão da Nossa Senhora dos Navegantes terá formato inédito e híbrido
A padroeira de Porto Alegre vai pelas águas até as ilhas

A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes terá um formato inédito e híbrido este ano. A programação começa neste domingo, 23, e se encerra no dia da padroeira de Porto Alegre, 2 de fevereiro. 

Realizada pelo Santuário Navegantes e a Produtora Cultura em Cena, o tradicional evento tem apoio institucional da prefeitura e pela primeira vez a santa vai ao encontro dos moradores, na Ilha da Pintada.

Para o secretário municipal da Cultura Gunter Axt, a ida da santa para as ilhas significa um gesto de emulação da tradição mais profunda da celebração, ligada aos pescadores e ribeirinhos. "Para a cultura, é um chamamento à valorização da identidade das periferias", afirma.

Neste domingo, escoltada por batedores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), uma carreata iniciará às 8h30 e conduzirá a santa até o Cisne Branco, em frente ao Cais do Porto. Neste momento, a imagem será levada em um curto trajeto - nos braços dos remadores – ao encontro da comissão especial que aguardará na embarcação na qual seguirá a viagem.

A entrada no Barco Cisne Branco será por volta das 10h30, quando pelas águas do Guaíba, e acompanhada pelos pescadores, vai até a Ilha da Pintada. A recepção da Nossa Senhora dos Navegantes, na Capela Nossa Senhora de Boa Viagem, Ilha dos Pescadores, será liderada pelo padre Rudimar Dall Asta. Durante a novena, de 23 janeiro a 2 de fevereiro, serão celebradas missas diárias por padres diferentes, sempre às 19h.

 

 

Mariana Bertolucci

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes