Cultura

Fotografias viram auxílio para projetos sociais em Porto Alegre

24/05/2020 09:11
André Feltes/Especial SMC PMPA
CULTURA
Um total de 150 imagens autorais foram doadas e a arrecadação irá para instituições que ajudam comunidades na Capital

A Prefeitura de Porto Alegre está apoiando o projeto POA 150 Fotos, que tem como objetivo arrecadar fundos para programas sociais da Capital. Até o dia 3 de junho, serão vendidas obras de fotógrafos brasileiros e toda a arrecadação será revertida para os projetos da Solicom (Solidariedade Pandemia) UFRGS e da Nós por Nós Solidariedade. As obras têm preço único de R$ 150, impressas em papel algodão nas dimensões 20cmx30cm, sem limites de cópias. Um total de 150 imagens autorais foram doadas por 150 artistas diferentes para serem comercializadas no site poa150fotos.com.br

A Solicom UFRGS é um coletivo de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criado para atender mais de dez comunidades e instituições da cidade que dão suporte à população LGBTQI+, quilombolas, associações de vilas e comunidades indígenas em situação vulnerável. O Nós por Nós Solidariedade é um coletivo independente criado para dar assistência aos moradores do bairro Cohab de Porto Alegre.

POA 150 Fotos -  A ideia partiu do fotógrafo Pedro Braga, inspirado por uma iniciativa italiana, que também teve êxito na cidade de São Paulo. O projeto é encabeçado pela sua produtora Cosigno.cc.

Os artistas participantes foram indicados por um grupo convidado de curadoras e curadores de instituições apoiadoras do projeto, como a Secretaria Municipal da Cultura, Fundação Iberê, Museu de Arte Contemporânea do RS, Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS, Instituto Ling, Galeria Mascate, Barraco Cultural, Fluxo Escola de Fotografia e Cinema, Ecarta e Festival FestFoto. A iniciativa conta ainda com apoio da empresa de impressão Laboratório, Secretaria de Cultura do Governo do Estado do RS e Unisinos.

No Instagram do projeto - @poa150fotos - serão realizadas lives com os fotógrafos e curadores.

Paulo Beccon

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes