Henry Ventura é empossado na Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

07/02/2023 19:21
Rodger Timm / PMPA
Executivo
Secretário destaca a preservação da memória cultural de Porto Alegre entre as metas

O prefeito Sebastião Melo deu posse nesta terça-feira, 7, ao músico e professor da rede municipal de ensino Henry Ventura no cargo de secretário municipal de Cultura. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do vice-prefeito, Ricardo Gomes, secretários e autoridades.

"Uma gestão não pode fazer opção por manifestações culturais, ela tem que apoiar todas. Temos dever de estar junto. Desejo sucesso ao secretário Henry, alguém com grande experiência na área da cultura. Temos muitos desafios e metas para alcançar juntos na pasta que é um dos pilares da cidade" - Prefeito Sebastião Melo. 

O novo secretário é mestre em Educação e Inclusão pela Universidade Metodista do Sul – IPA. Ventura assume no lugar do historiador Gunter Axt, que deixou a pasta no mês passado.

Com o propósito de potencializar a cultura na Capital, Ventura pretende atuar pela retomada do edital do Fumproarte, a revitalização do Centro Municipal de Cultura e a qualificação de três dos locais que são símbolos da cidade: Usina do Gasômetro, Teatro de Câmara Tulio Piva e o novo Museu de Artes de Porto Alegre, no Paço Municipal.

O secretário também pretende dedicar-se à preservação do patrimônio cultural e imaterial do município e pela descentralização cultural, uma das metas da atual gestão que beneficiará as comunidades da periferia e os artistas locais. “Vamos dar voz à diversidade artística da nossa cidadeâ€, completou Henry.

  

Ivani Schutz

Cristiano Vieira