Lançada edição gaúcha da ExpoFavela no Instituto Caldeira

21/07/2023 17:10
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Evento deve reunir 4 mil pessoas em dois dias de atividades na Pucrs em setembro

Com o objetivo de criar oportunidades a pequenos negócios e valorizar projetos desenvolvidos nas periferias, foi lançada nesta sexta-feira, 21, a primeira edição da ExpoFavela/RS. O evento ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

A maior feira de empreendedorismo da América Latina direcionada ao público das favelas e das periferias acontecerá 1º e 2 de setembro, no Centro de Eventos da Pucrs - são esperados 4 mil participantes, entre startups das periferias, investidores, palestrantes e público em geral. As inscrições dos empreendedores, mentores e palestrantes podem ser feitas até o dia 31 de julho neste site.

Estão previstas palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, debates, shows e iniciativas criadas por moradores das favelas e periferias de todo o Rio Grande do Sul. O evento é organizado pela Favela Holding via Central Única de Favelas (Cufa), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado.

Na abertura, em mensagem por vídeo, o prefeito Sebastião Melo destacou a importância da iniciativa. "Porto Alegre acolhe o evento, esperando que oportunidades criadas pela ExpoFavela possam contribuir com as comunidades. A periferia é solução para todos e, especialmente, para os que mais precisam", afirmou Melo.

Os secretários municipais de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, e de Modernização e Gestão de Projetos, Alexandre Borck, participaram do evento, que contou também as presenças do governador Eduardo Leite e convidados.

Números - Segundo dados do Data Favela 2023, o total de favelas dobrou no Brasil na última década. Atualmente, a população das 13.151 favelas mapeadas no Brasil soma 17,9 milhões de habitantes -  o que significa que, se elas formassem um estado, seria o terceiro maior do País em população. 

Em outubro, os expositores que mais se destacaram nas etapas regionais em todo Brasil se reunirão novamente em São Paulo, no Expo Center Norte, para a Expo Favela Nacional. Do Rio Grande do Sul, devem ser selecionadas de três a cinco melhores ideias e negócios.
  

 

Ivani Schutz

Cristiano Vieira