Marchezan dá boas-vindas à 65ª Feira do Livro da Capital

01/11/2019 21:01
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou da abertura oficial da feira, no final da tarde desta sexta-feira, na Praça da Alfândega

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, no final da tarde desta sexta-feira, 1º, da cerimônia de abertura oficial da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre na Praça da Alfândega, que foi revitalizada e entregue à população há um mês. A feira é uma das maiores a céu aberto da América Latina e desde 2010 é considerada patrimônio cultural imaterial da cidade. O tema desta edição é Curiosidade é o que nos move. Até 17 de novembro, mais de 2 mil autores deverão passar pela praça, onde haverá mais de 600 sessões de autógrafos e em torno de 300 atividades, entre encontros, conversas e debates.  

Estão instaladas 106 bancas de livros: 86 na Área Geral, 13 na Área Infantil e Juvenil e 7 na Área Internacional. Ao contrário de outros anos, não há praça de alimentação, devido à necessidade de mais espaço para os estandes. Mas os visitantes têm à disposição locais onde podem saborear pipoca, pão de queijo e café, entre outras opções.

Ao dar boas-vindas a livreiros, escritores, leitores e futuros leitores, o prefeito ressaltou que a Praça da Alfândega foi revitalizada este ano em parceria do Município com empresas privadas e disse esperar que o lema da feira, baseado na curiosidade, seja símbolo de inspiração e felicidade coletiva, para que a cidade se torne cada vez melhor. Já o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin Filho, agradeceu à equipe organizadora e aos apoiadores, e exaltou o evento como "um patrimônio que está no coração dos porto-alegrenses e gaúchos". “Vamos aos livros”, disse. 

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Escritora, professora e contadora de histórias Marô Barbieri é a patrona desta edição do evento

Foi escolhida pela Câmara Rio-Grandense do Livro como patrona desta edição a escritora, professora e contadora de histórias Marô Barbieri. Ela disse que sua expectativa é que a feira traga uma visão sempre nova da vida àqueles que circulam pelo local em busca de leitura. Autora de 27 livros, ela integra desde 2014 a Academia Rio-Grandense de Letras.

Entregue desde 2007 a personalidades e entidades que se destacam ativamente pela causa do livro, a comenda Ordem dos Jacarandás premiou este ano a jornalista Tânia Carvalho, o jornal Correio do Povo (representado pelo diretor comercial, João Müller), o presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Gabriel Nogueira, e o poeta Carlos Nejar, que não pôde estar presente e receberá a honraria dia 9 de novembro.

Atrações - Aos sábados, a feira vai funcionar a partir das 10h. Nos outros dias, as bancas da Área Infantil estarão abertas das 9h30 às 20h30 e os setores Geral e Internacional, das 12h30 às 20h30. A Prefeitura de Porto Alegre está representada com o Estande Institucional, aberto das 14h às 19h (veja programação abaixo), e atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais da Cultura (SMC) e de Transparência e Controladoria (SMTC). O tema do estande é "Uma cidade não se desenvolve sem educação. E a educação não acontece longe dos livros".

No espaço da SMC, o público encontra mais de 45 títulos à venda com preços acessíveis. Entre eles, estão Viva o Centro a Pé – Coleção Memória Cultural (2016); Cecília que Amava Fernando, de Caio Riter (2016); O Almanaque do Lupi, de Marcello Campos (2015); A Sombra de Clara, de Marcos Fernando Kirst (2015); e A Caixa de Alvinho”, de Carlos Urbim (2015). A SMC administra ainda uma banca onde há obras financiadas por fundos da Secretaria.

Já no estande da SMTC, estão disponíveis a Central do Cidadão (portal de entrada  dos serviços de Porto Alegre), o sistema de ouvidoria, serviços oferecidos pelo telefone 156 e o aplicativo #EuFaçoPoa. O local também será ponto de encontro e de partida de dois passeios orientados, promovidos pela SMC. O primeiro está previsto para sábado, 9, com o tema Mapa Literário de Porto Alegre e visita ao Paço Municipal. O segundo será no sábado seguinte, 16, quando os participantes conhecerão o Museu de Percurso do Negro. 

Programação do Estande Institucional da Prefeitura 

Sábado, 2: 

13h - 
Flash Mob da Companhia Jovem de Dança da Secretaria Municipal da Cultura. A Coordenação da Memória Cultural da SMC também apresentará dados, fatos e curiosidades sobre o patrimônio cultural da cidade. 

Domingo, 3:

A Secretaria de Educação apresenta o Projeto Livro Andarilho, com atividades de leitura e distribuição de livros, juntamente com a Oficina de Educação Musical para Crianças.

Segunda-feira, 4:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana apresenta vídeo institucional do projeto de revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba. 

Terça-feira, 5:

Distribuição de fôlderes com informações turística da cidade; orientações sobre a utilização da Linha Turismo.  

Quarta-feira,  6:

A Carris apresenta os atendimentos oferecidos pelo Serviço de Atendimento ao Cliente Carris, canais de contato, serviço de Achados e Perdidos e divulgação das redes sociais da empresa. Também vai divulgar o serviço de GPS instalado em 100% dos ônibus da frota da Companhia. Pelo sistema,  o cliente pode conferir em tempo real o prazo de chegada do coletivo no ponto em que se encontra. O espaço contará ainda com peças do acervo histórico dos 147 anos da Carris, que operava os antigos bondes da Capital. 

Quinta-feira, 7:

O Estande Institucional será ponto de encontro de idosos para bate-papo com música e leitura de poemas conhecidos. A atividade será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte.

Sexta-feira, 8:

Uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação e da Cultura apresentam o projeto Livro Andarilho, com leitura e distribuição de livros. Haverá também a Oficina de Papel, com demonstrações da técnica de produção de papel artesanal.

Sábado, 9 :

A Secretaria da Cultura  apresenta os recursos de acessibilidade do Museu de Porto Alegre e da Pinacoteca Rubem Berta. Às 10h, haverá o passeio orientado Mapa Literário de Porto Alegre, seguido de visita ao Paço Municipal. 

Domingo, 10:

A Secretaria Municipal da Cultura apresenta o projeto Armazém de Historias Ambulantes e promove roda de bordado.

Segunda-feira, 11:

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) oferece informações e orientações sobre Cadastro Único e  Bolsa Família, Serviço de Abordagem Social/Ação de Rua, sensibilização para proteção de crianças e adolescentes, combate ao trabalho infantil e importância do direito de brincar e estudar, e de vivências próprias da infância. Serão distribuídos material informativo e desenvolvidas atividades lúdicas, com jogos e revistas infantis enfocando o tema do trabalho infantil.

Terça-feira, 12:

A Procempa apresenta as ferramentas de acesso ao serviços da prefeitura para o cidadão: #EuFaçopoa, Detetive Cidadão, Consulta de Medicamentos, Wifi Porto Alegre Livre e OPDigital (Orçamento Participativo).

Quarta-feira, 13:

Materiais de exposição sobre a gestão de resíduos da cidade, como separação, manejo,  pontos de entrega e destinação final.  Brinquedoteca de resíduos para crianças e sistema de tratamento da água. Também estão programadas a Hora do Conto com Fantoches, entrega de informativos e atividades lúdicas para crianças.

Quinta-feira, 14:

Ações da Rede de Bibliotecas da Prefeitura, com divulgação de produtos e serviços de bibliotecas especializadas, públicas e escolares. Capacitação sobre recursos de pesquisa ao catálogo online das bibliotecas.

Sexta-feira, 15:

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) esclarece sobre cooperativismo e regularização fundiária, e sobre o Programa Minha Casa Minha Vida. 

Sábado, 16:

Mais uma edição do projeto Livro Andarilho, com leitura e distribuição de livros. Às 10h, passeio orientado Museu de Percurso do Negro.

Domingo, 17:

Ação conjunta com divulgação das ações da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, do catálogo online e do acervo, pela Secretaria Municipal da Cultura; lançamento e exposição de livros, material e serviços produzidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes