Moradores de Porto Alegre são os que mais leem entre habitantes das capitais

31/07/2025 15:51

Porto Alegre é a capital que mais lê no Brasil. 72% dos habitantes da cidade leram pelo menos um livro no último ano, enquanto a média nacional é de 62%. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 31, em um encontro na Casa de Cultura Mário Quintana, que reuniu autoridades e especialistas em produção e gestão cultural.

A pesquisa também mostra a relevância das atividades ligadas ao carnaval, como desfiles e blocos carnavalescos para os porto-alegrenses, além das atividades ligadas ao tradicionalismo. O Acampamento Farroupilha e a frequência aos CTGs aparecem com destaque nos dados da pesquisa. Entre os eventos tradicionais, desponta a Feira do Livro de Porto Alegre e a Noite dos Museus.

A secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte, participou do painel sobre Acesso à Cultura nas capitais: desigualdade e diversidade. “A pesquisa serve de referência para a construção de políticas culturais. Pela sua abrangência, indica os melhores caminhos para os gestores públicos conhecerem os hábitos e as preferências dos moradores de Porto Alegre", completa a secretária.  A pesquisa foi realizada pelo Ministério da Cultura, JLeiva, Itaú e Instituto Cultural Vale, em parceria com a Fundação Itaú. Os dados foram obtidos a partir de 19.500 entrevistas em todas as 27 capitais brasileiras.

 

Ivani Schütz

Gilmar Martins