Mostra destaca a presença feminina no cinema tchecoslovaco
Entre os dias 17 de outubro e 2 de novembro, a Cinemateca Capitólio, localizada na rua Demétrio Ribeiro, 1085, apresenta a mostra Mulheres do Cinema Tchecoslovaco, um panorama com mais de 40 filmes sobre a presença das mulheres na produção cinematográfica do paÃs europeu.
Com entrada franca, a mostra destacará obras de diretoras de diferentes épocas, entre pioneiras que produziram no perÃodo silencioso, como Thea Červenková, Olga Rautenkranzová, HermÃna Týrlová, Zet Molas e Irena Dodalová, e a geração do cinema moderno dos anos 1960 e 1970, como VÄ›ra Chytilová, Jaroslava Havettová, VÄ›ra PlÃvová-Å imková, Ester Krumbachová e DrahomÃra Vihanová, em cópias preservadas pelo Arquivo Nacional de Cinema da Tchéquia e pelo Instituto de Cinema da Eslováquia.
Atrizes importantes na história do cinema tchecoslovaco, como Ita Rina, Nataša Gollová, Hedy Lamarr, Jana Brejchová e Magda Vášáryová, também participam da Mostra durante as três semanas de programação.
Na sexta-feira, 17, a sessão de abertura exibirá dois filmes: Algo Diferente, o primeiro longa-metragem de Věra Chytilová, e o curta-metragem de animação Dinheiro, de Jana Blechová.
A realização da mostra é da Cinemateca Capitólio, CzechArte, Associação Cultural Tcheco-Brasileira de Porto Alegre, Embaixada da República Eslovaca no Brasil, Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, Consulado Honorário da RTCH em Porto Alegre, NFA e SFU.
Andrea Brasil