Prefeitura homenageia o ex-cônsul português em Porto Alegre
Na manhã desta quarta-feira, 26, a prefeitura prestou homenagem ao ex-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Aristides de Sousa Mendes, já falecido, que atuou na capital gaúcha entre 1924 e 1926. Na década de 1940, enquanto servia como cônsul em Bordeaux, na França, Sousa Mendes concedeu vistos a cerca de 30 mil pessoas perseguidas pelo regime nazista, entre elas milhares de judeus.
A menção foi recebida por Paulo Catalino Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, cidade natal do diplomata. “Aristides de Sousa Mendes é um grande exemplo, um grande legado. Representa uma mensagem de paz, amor e esperança para o mundo em que vivemos hoje. Foi muito simbólico que a prefeitura nos recebesse e seguisse conosco na missão de transmitir essa mensagem de vida e humanismo à sociedade”, afirmou.
A prefeita em exercício, Betina Worm, também destacou a atuação do ex-cônsul. “É preciso estar sempre atentos e vigilantes para evitar quaisquer ações antissemitas. Por isso, é importante a visita do presidente Paulo Catalino, reforçando a memória do diplomata Aristides de Sousa Mendes”, ressaltou.
Lissandra Mendonça