Museu de Arte de Porto Alegre recebe doação de 114 obras de coleção particular

07/06/2023 15:53
Rodger Timm/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Ato de assinatura ocorreu nesta quarta-feira no Paço Municipal

A Prefeitura de Porto Alegre recebeu a doação, nesta quarta-feira, 7, de 114 obras de arte pertencentes ao casal Rolf Zelmanowicz e Elisabete de Medeiros Zelmanowicz. As peças serão integradas ao acervo do Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal. O ato de assinatura ocorreu na Pinacoteca Aldo Locatelli, reunindo autoridades, familiares e amigos dos colecionadores.

A Coleção Rolf Zelmanowicz é composta por pinturas, gravuras, desenhos e esculturas de artistas, em sua maioria, do Rio Grande do Sul. Os trabalhos são datados, principalmente, a partir da segunda metade do século XX, e são de autoria de nomes como Alice Brueggemann, Alice Soares, Antonio Caringi, Angelo Guido, Carlos Tenius, Frederico Scheffel, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves, João Fahrion, Francis Pelichek, Leopoldo Gotuzzo, José Lutzenberger, Libindo Ferrás, Oscar Boeira, Pedro Weingaertner, Vasco Prado e Xico Stockinger.

“Esta doação engrandecerá muito este espaço nobre que está sendo revitalizado”, salientou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, lembrando das melhorias que ocorrem no prédio histórico para abrigar adequadamente o Museu de Arte de Porto Alegre. “São obras que vão preencher lacunas existentes em nosso acervo”, completou o Coordenador de Artes Visuais da SMCEC, Paulo Amaral.

Zelmanowicz lembrou que as tratativas para concretizar a doação começaram em 2013 e destacou a expectativa de que as peças enriqueçam ainda mais o novo museu. “Estamos muito felizes em saber que esta coleção estará exposta em um dos cinco melhores locais destinados à preservação da cultura no Centro Histórico de Porto Alegre”, enfatizou o médico. Ele agradeceu o esforço dos gestores municipais para que a doação fosse efetivada.

Na próxima semana, devem iniciar os trabalhos de reforma do piso das salas que irão receber os quadros.

Acervo - A coleção foi concebida pelo médico, professor, mecenas e colecionador Rolf Udo Zelmanowicz, responsável também pela formação, a partir dos anos 1970, da Pinacoteca Aplub, uma das mais relevantes coleções privadas de artes plásticas do Rio Grande do Sul. Nascido na Alemanha, Zelmanowicz migrou para o Brasil em 1939, acompanhado da família que fugia da perseguição nazista, estabelecendo-se na cidade de Rio Grande. Aos 16 anos, mudou-se para Porto Alegre. Elisabete Zelmanowicz, que era estudante de Belas Artes, estimulou o marido a apreciar a área cultural.

 

Ivani Schütz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes