Museu Joaquim Felizardo promove encontros no mês do idoso
O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 592 - Cidade Baixa) programou uma série de encontros denominados Memórias Lembranças, para outubro, o mês do idoso. A proposta é recuperar experiências de pessoas que viveram um outro tempo, através de objetos do acervo do Museu que fizeram parte de diferentes fases de suas vidas, como um ferro de passar roupas a carvão e peças do vestuário. Os encontros são realizados às quartas e quintas-feiras mediante agendamento para grupos.
Ao apresentar objetos antigos, que já estiveram no cotidiano dos idosos, há um movimento de valorização das memórias, revividas em histórias narradas por eles. Assim, a réplica de um bonde leva a contar de namoros e anedotas da vida pessoal, ou ainda à valorização de ofícios já quase esquecidos, como o de motorneiro. Também o papel que as mulheres exerciam na sociedade se revela quando são lembradas várias situações que definiam os comportamentos considerados “adequados”.
Grupos de convivência dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros têm participado desses encontros, aproveitando também o amplo espaço externo do Museu para piqueniques e conversas descontraídas.
Gilmar Martins