Noite dos Museus encanta o público em espaços culturais da Capital

08/12/2024 09:22
Filipe Karam / PMPA
Cultura Economia Criativa
Programação apresentou 80 atrações artísticas acontecendo simultaneamente

A oitava edição da Noite dos Museus ocorreu nesse sábado, 7, das 18h à 0h, disponibilizando ao público a oportunidade de visitar 25 espaços culturais de Porto Alegre no horário noturno. Entre os destaques, estiveram a primeira participação do Mercado Público no evento e sete exposições simultâneas em cartaz no Museu de Arte do Paço. (fotos)

A programação apresentou 80 atrações artísticas acontecendo simultaneamente nos principais museus e centros culturais da Capital. Também houve dois grandes palcos montados no Centro Histórico: um na Praça da Alfândega e outro em frente ao Museu da Brigada Militar, na rua dos Andradas.

Nos locais, o público pôde apreciar música, arte, cinema e literatura, incluindo artistas gaúchos, selecionados por meio de edital, que exploraram uma ampla gama de gêneros musicais e expressões culturais.

Participaram do evento, entre outras instituições, o Museu de Arte do Paço Municipal, Cinemateca Capitólio, Mercado Público de Porto Alegre, Pinacoteca Ruben Berta, Clube do Comércio, Espaço Força e Luz, Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Museu de Anatomia da UFCSPA, Palácio Piratini, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Galeria de Arte do Dmae, Museu da UFRGS, Fundação Ecarta, Centro Cultural da UFRGS, Museu da Cultura Hip Hop RS e Instituto Caldeira.

"Em Porto Alegre, tratamos os nossos espaços como um lugar de renovação. A Noite dos Museus nos permite interagir com locais e acervos diversificados, cada um com seus conteúdos pulsantes na contribuição, construção e preservação de nossa cultura”, avalia Liliana Cardoso, secretária municipal de Cultura e Economia Criativa.

A Prefeitura de Porto Alegre apoiou o evento por meio do projeto Centro+, iniciativa que visa revitalizar o bairro e atrair público para a região, estimulando o turismo, a gastronomia, a arte e a cultura local, e contribuindo para o fortalecimento econômico e social da área.

 

Gilmar Martins