Paço Municipal recebe exposição com finalistas do 5º Prêmio Aliança Francesa

11/02/2022 15:39
Alex Rocha/PMPA
Os trabalhos finalistas podem ser conhecidos na Pinacoteca Aldo Locatelli
Os trabalhos finalistas podem ser conhecidos na Pinacoteca Aldo Locatelli

A Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Aliança Francesa, abriu nesta semana a Mostra Coletiva do 5º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. A exposição poderá ser visitada no porão do Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10) até dia 29 de abril.

A mostra é composta dos trabalhos dos dez finalistas da premiação: Carlos Donaduzzi, Estêvão da Fontoura, Jessica Porciuncula, Manoela Cavalinho, Mariani Pessoa, Marina Rombaldi, Natalia Schul, Oendu de Mendonça, Pamela Zorn e Rafael Muniz. A curadoria é de Luísa Kiefer, jornalista e vencedora do XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas como Destaque Jovem Curadora Aliança Francesa.

Os três vencedores da edição 2021 do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea foram Pamela Zorn (1º lugar), Oendu Mendonça (2º lugar) e Estêvão da Fontoura (3º lugar). Pamela Zorn foi premiada com uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos, prêmio em dinheiro de R$ 8 mil e ajuda de custo para o período da estadia em La Rochelle, além de uma bolsa de estudos na Aliança Francesa Porto Alegre. Oendu Mendonça e Estêvão da Fontoura foram premiados com bolsas de estudo na Aliança Francesa Porto Alegre. Os dois artistas e os outros sete finalistas ganharam também um valor de R$ 500 como ajuda de custo.  

Visitação - Os dias e horários de visitação da Pinacoteca Aldo Locatelli são de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, seguindo os protocolos sanitários do espaço. O uso de máscara é obrigatório. Esta é a quinta edição do prêmio no Rio Grande do Sul realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre e pela Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes, Prefeitura de Porto Alegre, Consulado Geral da França em São Paulo e escritório de advocacia Trevisan Giuliani.

Mariana Bertolucci

Lissandra Mendonça