Parceria viabiliza aulas de música gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

27/03/2019 12:33
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Iniciativa poderá resultar mais adiante no surgimento de um conservatório

A Prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta quarta-feira, 27, o programa de aulas de música gratuitas que será oferecido a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no prédio restaurado da rua da República, 635, no bairro Cidade Baixa. O projeto é liderado pela Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura, e as aulas serão ministradas pelo Instituto Popular de Arte e Educação (Ipdae).

Para o secretário da Cultura, Luciano Alabarse, é uma iniciativa que poderá resultar, mais adiante, no surgimento de um conservatório porto-alegrense. Isso foi possível graças à parceria que envolveu o poder público e o setor empresarial da cidade, principalmente, com o apoio do presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Gilberto Schwartsmann, que já havia doado, em novembro de 2018, um piano Essenfelder ao Centro Cultural Multimeios Restinga.

“Estamos tirando das mãos de Estado o que ele não tem condições de fazer nem de se especializar. Precisamos contar com pessoas vocacionadas da sociedade que se realizam fazendo coisas com a liberdade que a iniciativa privada, a sociedade filantrópica ou as ONGs têm”, observa o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Ele acrescenta que “a nossa preocupação tem de ser sobre quantas crianças estão sendo atendidas, o grau de benefício gerado, e pagar por isso”. O prefeito desafiou a Secretaria da Cultura para que já em abril estejam na rua os editais de contratualização.

“É mais um exemplo de que, quando todas as forças se unem, as coisas acontecem. Este evento é um marco com a perspectiva de que no futuro possa gerar um conservatório de música em Porto Alegre”, ressaltou Alabarse.

A diretora do Ipdae, Fátima Jardim, enfatiza que se trata de um momento histórico. “Não tenho dúvida de que é a semente para o conservatório”, afirmou.

Práticas e teoria - Os alunos deverão seguir o programa e realizar provas teóricas e práticas semestralmente diante de uma banca de professores. Não poderão ser reprovados nem faltar mais de uma vez, sob pena de perder a vaga. Os instrumentos serão disponibilizados pelo Ipdae em sistema de comodato. O financiamento das aulas é do presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Gilberto Schwartsmann.

Serão oferecidas aulas de flauta doce, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, piano, canto coral, teoria e percepção musical. Os adolescentes poderão permanecer até completar o processo de formação. Os cursos ocorrerão no Centro Cultural Multimeios Restinga, na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75, bairro Restinga, e na sede da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura, na rua da República, 635, bairro Cidade Baixa.
 

Não haverá critérios de seleção. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrições. Informações sobre como se inscrever podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-8166 ou pelo email cm@smc.prefpoa.com.br.
 

Ipdae - Criado em abril de 1998, o Instituto é uma organização que proporciona a jovens acesso à leitura, música, arte e cultura. É composto pelo Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, pela Biblioteca Leverdógil de Freitas e Escola de Música Joan e Donald Sandberg. Fundada em 2006, a escola de música oferece gratuitamente cursos de flauta doce, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, piano, canto coral, teoria e percepção musical, formando a Orquestra Jovem. Mantém também a Orquestra Infanto-juvenil, a Orquestra de Flautas Transversas, o Grupo Lux Sonora, o Conjunto de Flautas Doce “In Nomine” e os Coros Infantil e Infanto-Juvenil. A importância do Ipdae foi reconhecida pelo Prêmio Funarte do Ministério da Cultura de Apoio a Orquestras Jovens, em 2015, e pela Medalha Cidade de Porto Alegre, oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre, em 2018.  

Reformas - O casarão da rua da República, um dos locais onde serão ministrados os cursos aos jovens, foi reformado com auxílio de parceiros, entre eles a empresa Solartex. O prédio já abriga a sede da Coordenação de Música da Secretaria Municipal de Cultura e a Banda Municipal. Pertencia originalmente à família do comendador José Baptista Soares da Silveira e Souza, açoriano vindo da ilha de São Jorge para o Sul do Brasil no século 19. A posse do imóvel foi transferida ao Estado do Rio Grande do Sul em junho de 1969, quando foi instalado o Colégio Olintho de Oliveira. 

Em 1983, o imóvel foi doado pelo governo estadual à prefeitura. Embora não seja tombado, está inventariado na Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, dentro do critério de estruturação, o que determina a preservação de suas principais características arquitetônicas, como fachadas, esquadrias e cobertura.

O Centro Cultural Multimeios Restinga, que funcionará como outra sede dos cursos, ocupa o antigo Estúdio Multimeios, que foi reformado e passou a ser administrado pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Procempa e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte. Adaptado para as novas atividades, o local conta também com centro de informática, biblioteca e espaço para exposições.

Paulo Beccon e Paulo Fontoura

Matheus Beust