Passeio Viva o Centro a Pé destaca o Museu do Percurso do Negro

20/04/2024 08:33

Neste sábado, 20, às 10h, a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) promove mais uma edição do projeto Viva o Centro a Pé, com destaque para o Museu do Percurso do Negro.

O ponto de encontro ser√° no monumento O Tambor (Pra√ßa Brigadeiro Sampaio,¬†ao lado do Museu do Trabalho, no Centro Hist√≥rico). As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas, neste¬†link, e doa√ß√£o de um quilo de alimento¬†n√£o perec√≠vel.

Roteiro¬†- O passeio passar√° por locais que contam a hist√≥ria dos negros em Porto Alegre. O percurso se inicia no Largo da Forca (Pra√ßa Brigadeiros Sampaio), onde est√° o monumento O Tambor, segue pelo Pelourinho (Igreja das Dores), Largo da Quitanda (Pra√ßa da Alf√Ęndega), onde est√° a Pegada Africana, Esquina do Zaire (avenida Borges de Medeiros com a rua dos Andradas) at√© o Mercado P√ļblico, onde est√° assentado o Bar√° do Mercado.

Orientador¬†- Pedro Rubens Vargas √© t√©cnico em Cultura da SMCEC, graduado em Hist√≥ria e Administra√ß√£o, p√≥s-graduado em Museologia e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Ufrgs. √Č um dos idealizadores do Museu de Percurso do Negro, atuou no registro da Tradi√ß√£o do Bar√° do Mercado como patrim√īnio imaterial da cidade.

Viva o Centro a Pé - Museu do Percurso do Negro
S√°bado, 20, 10h
Saída: Monumento O Tambor - Praça Brigadeiro Sampaio, rua dos Andradas (ao lado do Museu do Trabalho), Centro Histórico.

Ivani Sch√ľtz