Porto Alegre em Cena ocupará os palcos da Capital em dezembro

08/11/2022 13:11
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Gomes destacou que o setor cultural está retomando a normalidade após a pandemia

A programação da primeira etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que irá ocorrer de 1 a 7 de dezembro, foi divulgada nesta terça-feira, 8, em evento no Hotel Master Express. Na agenda, estão espetáculos nacionais e internacionais, que poderão ser assistidos em diversos locais da cidade, seja em teatros, nas ruas, parques, e em pontos turísticos como a Orla do Guaíba e na Esquina Democrática, no Centro Histórico.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e o Pacto Alegre. A segunda etapa será em março de 2023, durante as comemorações da Semana de Porto Alegre. Veja aqui mais informações sobre a programação, os espetáculos e a venda de ingressos.

“O setor cultural foi o que mais sofreu pelo tempo em que ficou fechado durante a pandemia da Covid-19. Poder celebrar o Porto Alegre em Cena agora significa que a vida está voltando a fluir. É um marco de ainda mais crescimento para Porto Alegre”, afirmou o prefeito em exercício, Ricardo Gomes.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou que foi feito um grande esforço do poder público e de entidades parceiras para a realização do Em Cena nesta fase pós-pandemia. “Nunca deixamos de acreditar que o evento pudesse acontecer, e, para isto, buscamos uma rede de parceiros e patrocinadores a quem muito agradecemos. Além deste desafio, vencemos o desafio dos novos tempos, da necessidade de renovação do evento, que é considerado o maior festival de teatro da América Latina”, salientou.

“O Porto Alegre em Cena já é um monumento da nossa cidade”, informou o diretor do Instituto Cultural da Pucrs, Ricardo Barberena, destacando que o evento representa a união da arte com a educação.

Direção artística - A empresa Voz Cultural é a produtora responsável pela 29ª edição, selecionada por edital promovido pela prefeitura. O gestor cultural Vitor Ortiz, que junto com Denise Vianna faz a coordenação geral do festival, apresentou a programação, ressaltando os aspectos de diversidade, pluralidade, inclusão e descentralização dos espetáculos. “São atrações que abrangem vários segmentos culturais, voltados para públicos de todos os gostos, como teatro, dança, música e arte circense. O Porto Alegre em Cena assume a vocação da cidade que o sedia. É um porto de troca. Palco do que vai e vem”, frisa.

Novidades - No contexto das novidades, o evento, pela primeira vez, tem direção artística compartilhada que deverá pensar no futuro do festival. Além disto, como já é tradição, o Em Cena irá promover atividades formativas, com oficinas e workshops com artistas, coletivos e arte-educadores.

Também haverá um grande encontro de realizadores e incentivadores de festivais cênicos nacionais e internacionais, intitulado Beijo de Língua, numa referência ao recorte geográfico dos países de língua portuguesa. O tradicional Ponto de Encontro continuará no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, onde artistas e público se reúnem para trocar experiências e emoções da vivência sobre o festival de teatro.

  

 

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes