Porto Alegre terá Centro Cultural Açoriano junto à Biblioteca Josué Guimarães

25/03/2023 08:54

selo 251 anosNeste sábado, 25, às 11h, ocorre a assinatura do protocolo para criação do Centro Cultural Açoriano, em Porto Alegre. O evento será no Salão Nobre do Paço Municipal. A instituição será instalada em um espaço junto à Biblioteca Municipal Josué Guimarães, localizada no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), a partir de doações de materiais que serão doados pelos açorianos à prefeitura.

O evento terá as presenças do prefeito Sebastião Melo, de autoridades e jornalistas dos Açores, e da vice cônsul de Portugal em Porto Alegre, Filipa Mendonça, e diversos representantes da cultura açoriana. "Temos laços históricos com os Açores, e esta é uma forma de valorizar nossas relações e divulgar a cultura do povo português", explica o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.

Açorianos - Em 2023, faz 251 anos da chegada dos primeiros 60 casais açorianos que iniciaram a povoação de Porto Alegre. A ocupação do Sul do Brasil começou há 270 anos, com portugueses oriundos tanto do continente quanto do arquipélago da Madeira e dos Açores. Em dezembro de 1751 chegaram pelo porto de Rio Grande os primeiros casais, segundo o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas.

Comitiva – A comitiva açoriana é formada pela Secretária Regional da Educação e Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro; pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade; pelo assessor de imprensa do Presidente do Governo, Pedro Figueiredo; pela jornalista da RTP/Açores (Rádio e  Televisão de Portugal), Clésia Meneses; pelo operador da RTP/Açores, José Jesus; e pela jornalista da Antena 1 Açores, Francisco Faria.

Ivani Schütz

Andrea Brasil