Porto Seco: p√ļblico assiste aos desfiles com acesso gratuito nas arquibancadas

04/03/2023 22:56

carnavalA segunda noite de desfiles no Porto Seco neste s√°bado, 4, recebeu um p√ļblico animado com a retomada dos desfiles das escolas de samba no p√≥s-pandemia. Uma novidade neste ano foram os ingressos gratuitos para as arquibancadas, retirados previamente pela plataforma Sympla.

As irm√£s Camila e D√©bora Soares, moradoras da Lomba do Pinheiro, estavam ansiosas √† espera do desfile da Filhos de Maria, escola da Zona Leste da Capital, segunda na ordem de apresenta√ß√Ķes da noite. ‚ÄúEsperamos o ano inteiro pelo Carnaval e n√£o podemos deixar de prestigiar a escola que amamos‚ÄĚ, comentou D√©bora.

A insistente chuva que ca√≠a durante a noite n√£o foi motivo para cansa√ßo dos espectadores. Caso da pequena Marcela Teixeira, de 8 anos, que compareceu ao Porto Seco acompanhada da m√£e, Suelen Teixeira, para ver as alegorias e fantasias coloridas. ‚ÄúEla gosta desde pequeninha‚ÄĚ, disse Suelen, professora da rede estadual de ensino.

A gratuidade dos ingressos foi estabelecida em acordo entre a prefeitura e as Ligas Carnavalescas - União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) e União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa), além da Opinião Produtora.

A gestão municipal buscou retomar o protagonismo do evento e democratizar o acesso para assistir aos desfiles. Não eram ofertados ingressos gratuitos há, pelo menos, dez anos. Foram comercializados ingressos para outros setores do sambódromo, como camarotes e frisas.

Cristiano Vieira