Porto Seco: público assiste aos desfiles com acesso gratuito nas arquibancadas

04/03/2023 22:56

carnavalA segunda noite de desfiles no Porto Seco neste sábado, 4, recebeu um público animado com a retomada dos desfiles das escolas de samba no pós-pandemia. Uma novidade neste ano foram os ingressos gratuitos para as arquibancadas, retirados previamente pela plataforma Sympla.

As irmãs Camila e Débora Soares, moradoras da Lomba do Pinheiro, estavam ansiosas à espera do desfile da Filhos de Maria, escola da Zona Leste da Capital, segunda na ordem de apresentações da noite. “Esperamos o ano inteiro pelo Carnaval e não podemos deixar de prestigiar a escola que amamosâ€, comentou Débora.

A insistente chuva que caía durante a noite não foi motivo para cansaço dos espectadores. Caso da pequena Marcela Teixeira, de 8 anos, que compareceu ao Porto Seco acompanhada da mãe, Suelen Teixeira, para ver as alegorias e fantasias coloridas. “Ela gosta desde pequeninhaâ€, disse Suelen, professora da rede estadual de ensino.

A gratuidade dos ingressos foi estabelecida em acordo entre a prefeitura e as Ligas Carnavalescas - União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) e União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa), além da Opinião Produtora.

A gestão municipal buscou retomar o protagonismo do evento e democratizar o acesso para assistir aos desfiles. Não eram ofertados ingressos gratuitos há, pelo menos, dez anos. Foram comercializados ingressos para outros setores do sambódromo, como camarotes e frisas.
 

Cristiano Vieira

Cristiano Vieira