Praça da Alfândega e Rua da Praia estão no roteiro do Viva o Centro a Pé

22/03/2019 08:46
Joel Vargas / PMPA
CULTURA
Passeio iniciará na Praça da Alfândega, onde ocorre a Feira do Livro

seloUma edição especial do Viva o Centro a Pé, comemora o aniversário da Capital. O passeio, que terá como centro a Praça da Alfândega, será no sábado, 30, a partir das 10h. O encontro será em frente ao Santander Cultural, (rua 7 de Setembro, 1028 - Centro Histórico). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste site. Em caso de chuva o evento será cancelado.

O passeio iniciará na Praça da Alfândega, uma das mais antigas e tradicionais praças da Capital, anteriormente chamada de Praça da Quitanda e Praça Senador Florêncio. Faz parte do sítio histórico, tombado pela União, onde nasceu a cidade, época em que havia uma ligação mais próxima com o Guaíba, o porto e seu comércio. A Praça da Alfandega é um ponto turístico e cultural, cercada por prédios históricos como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. Todo ano, desde 1955, é na praça que ocorre a tradicional Feira do Livro.

Após a visita à praça, os caminhantes percorrerão a histórica Rua dos Andradas, também conhecida como Rua da Praia, a mais antiga da cidade. Na época de sua criação percorria à margem do Guaíba, mas após sucessivos aterramentos, acabou se afastando do lago. No seu entorno localizam-se alguns dos principais pontos turísticos, monumentos arquitetônicos e instituições culturais de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mario Quintana, a Igreja das Dores, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e o Museu do Trabalho, além de prédios históricos como o do Correio do Povo e o Cinema Imperial.

A orientação é do arquiteto-urbanista, Luiz Merino de Freitas Xavier. Mestre em Planejamento Urbano Regional; trabalha na coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura. É professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS e consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta e do Programa PAC Cidades Históricas em Porto Alegre.

Viva o Centro a Pé
Praça da Alfândega
Sábado, 30, a partir das 10h
Encontro: Em frente ao Santander Cultural, Rua 7 de Setembro, 1028 - Centro Histórico.
Inscrição: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes