Prefeitura homologa proposta para gestão do Multimeios Restinga

29/08/2019 13:00
Joel Vargas / PMPA
Prefeito Nelson Marchezan Júnior visita o Centro Cultural Multimeios da Restinga
Iniciativa busca melhor aproveitamento dos recursos públicos destinados ao projeto
A Secretaria Municipal da Cultura divulgou o resultado do Chamamento Público para a gestão e operação do Centro Cultural Multimeios Restinga. A homologação da proposta da Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Acessibilizar foi publicada na edição dessa terça-feira, 27, do Diário Oficial de Porto Alegre. O edital de chamamento tem como objetivo a parceria com a Secretaria Municipal da Cultura por meio de assinatura de Termo de Colaboração, conforme a Lei 13.019/14. A organização deverá gerenciar, administrar, conservar, organizar e executar atividades culturais no local, situado na av. Ricardo Leônidas Ribas, 75.
 
A OSC já encaminhou a documentação, que será examinada pela Procuradoria Geral do Município. Após, será assinado o Termo de Permissão de Uso do espaço, entre a prefeitura e o Instituto Acessibilizar. Para o secretário adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, a contratualização do Multimeios demonstra a importância do equipamento. "A Restinga não é só Carnaval, é a mistura de todas as manifestações culturais. Nós buscamos uma parceria para aprimorar ainda mais os serviços prestados no Multimeios e fazer com que a cultura saia do eixo central e chegue cada vez mais na periferia", completa Maricato. 
 
A assinatura do Termo de Colaboração busca um melhor aproveitamento dos recursos públicos destinados ao projeto, que somam R$ 301 mil. Também tem como objetivo maior agilidade nas contratações e a possibilidade da OSC possuir maior autonomia no desenvolvimento das atividades oferecidas no Multimeios Restinga. A prefeitura irá monitorar e fiscalizar o funcionamento do espaço, assegurando o cumprimento das metas apresentadas no plano de trabalho. 
 
Centro Cultural Multimeios Restinga - Ocupa o antigo Estúdio Multimeios, que foi reformado e passou para a administração da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e a Procempa. Adaptado para as novas atividades, o espaço conta com sala de informática com acesso à internet, biblioteca e local para exposições. Ações nas áreas de dança, teatro, artes visuais, circo, capoeira, cinema, fotografia, música, poesia, informática e eventos populares montam um mosaico cultural à disposição da comunidade. O equipamento público busca integrar atividades socioculturais, oportunizando inserção cultural descentralizada. 

  

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil