Prefeitura integra a programação da 5ª Noite dos Museus

05/12/2020 06:37
Arquivo / PMPA
Museu Felizardo
Museu Joaquim Felizardo é uma das instituições participantes do evento virtual neste sábado

O evento Noite dos Museus 2020 será virtual e acontece no sábado, 5, a partir das 18h, com participação da Prefeitura de Porto Alegre, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Cultura (SMC). A edição deste ano contará com 16 instituições de arte, como Cinemateca Capitólio, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta, Casa de Cultura Mario Quintana, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e Museu Julio de Castilhos. Também conta com 20 atrações artísticas, como Fernanda Takai e Humberto Gessinger. A transmissão de toda a programação será pelo canal do Youtube, site e redes sociais (Facebook e Instagram).

“O formato on-line não tem fronteiras e possibilita disseminar a cena cultural de Porto Alegre, dando a oportunidade para pessoas de outras cidades, estados e países também conhecerem nossos espaços e opções de lazer. Certamente serão turistas a nos visitar no futuro”, destaca o diretor de Turismo e Eventos, Cassio Falkembach.

Além das atrações culturais, dez molduras fixas serão montadas em diferentes pontos turísticos da Capital. Elas poderão ser fotografadas, proporcionando à população uma nova relação com os locais. As instalações, que contam com a marca da prefeitura, ficam dispostas entre os dias 5 dezembro e 3 de janeiro. Os pontos que receberão as intervenções serão divulgados pela Diretoria Geral de Turismo da SMDE.

Além de serem palco para atrações musicais, os espaços da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) também oferecem programação própria nas Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli, no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e na Cinemateca Capitólio.

Confira a programação:

Cinemateca Capitólio - À noite, a fachada da Cinemateca Capitólio receberá iluminação especial, destacando a beleza de sua arquitetura, bem como o importante trabalho realizado pela instituição em prol da preservação e divulgação da história do cinema gaúcho, na qual o pioneiro filme - Um É Pouco, Dois É Bom - de Odilon Lopez ocupa um lugar de honra. Para celebrar o 50º aniversário de lançamento foi preparada uma apresentação com o músico Carlos Ferreira, radicado em São Paulo. Ferreira criou um trilha sonora inédita para interagir com imagens do filme, em uma performance gravada.

Pinacoteca Aldo Locatelli – O espaço oferece três exposições: Prêmio Aliança Fancesa, Arte + Biografia – Tibério no Plural, em homenagem ao pintor Wilson Tibério e Judith Fortes: 70 anos depois. Já a Pinacoteca Ruben Berta apresenta a mostra Acervo Dialogado, com pinturas, gravuras e desenhos produzidos por artistas brasileiros e estrangeiros entre 1943 e 1966.

Museu Joaquim Felizardo – O local guarda um acervo de mais de 9 mil fotografias antigas de Porto Alegre, datas entre os séculos 19 e 20. Ainda há trabalhos de diversos fotógrafos, como Virgílio Calegari.

Acesse a programação completa da Noite dos Museus 2020.

Juliane Soska e Paulo Beccon

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes