Prefeitura lança edital de eventos descentralizados do Fumproarte

28/03/2022 19:35

A Prefeitura de Porto Alegre lançou na tarde desta segunda-feira, 28, o edital de Eventos Descentralizados do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). Serão escolhidos 49 projetos de artistas, gestores e produtores que promovam eventos, em qualquer área artística, nos bairros afastados da região Centro, para serem financiados em um investimento total de R$ 1 milhão pelo órgão público.  

O prefeito Sebastião Melo lembra que, durante a pandemia, a classe artística foi a primeira a parar e uma das últimas a voltar às atividades regulares. "Por isso, é uma área que precisa de todo o apoio da prefeitura. Nossa prioridade é recuperar a tradição de várias décadas de desenvolvimento cultural da Capital, especialmente nas zonas periféricas", destaca.

O vice-prefeito Ricardo Gomes esteve presente no evento. “Precisamos apoiar nossos artistas que estão, principalmente, no início de suas carreiras e que precisam de incentivos para seguir. A cultura oportuniza uma melhor qualidade de vida para muitas pessoasâ€, afirmou.

Estiveram presentes também os secretários Gunter Axt, da Cultura; Leo Voigt, do Desenvolvimento Social; Rogerio Beidacki, dos 250 Anos; e o adjunto de Governança, Luciano Marcantônio.

As inscrições começam nesta terça-feira, 29, e terminam em 12 de maio. O edital tem o apoio da Secretaria Extraordinária dos 250 anos de Porto Alegre. O edital e todas as informações estarão disponíveis no site do Fumproarte.

 

Manoela Tomasi

Gilmar Martins