Prefeitura lança edital de eventos descentralizados do Fumproarte
A Prefeitura de Porto Alegre lançou na tarde desta segunda-feira, 28, o edital de Eventos Descentralizados do Fundo de Apoio à Produção ArtÃstica e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). Serão escolhidos 49 projetos de artistas, gestores e produtores que promovam eventos, em qualquer área artÃstica, nos bairros afastados da região Centro, para serem financiados em um investimento total de R$ 1 milhão pelo órgão público. Â
O prefeito Sebastião Melo lembra que, durante a pandemia, a classe artÃstica foi a primeira a parar e uma das últimas a voltar à s atividades regulares. "Por isso, é uma área que precisa de todo o apoio da prefeitura. Nossa prioridade é recuperar a tradição de várias décadas de desenvolvimento cultural da Capital, especialmente nas zonas periféricas", destaca.
O vice-prefeito Ricardo Gomes esteve presente no evento. “Precisamos apoiar nossos artistas que estão, principalmente, no inÃcio de suas carreiras e que precisam de incentivos para seguir. A cultura oportuniza uma melhor qualidade de vida para muitas pessoasâ€, afirmou.
Estiveram presentes também os secretários Gunter Axt, da Cultura; Leo Voigt, do Desenvolvimento Social; Rogerio Beidacki, dos 250 Anos; e o adjunto de Governança, Luciano Marcantônio.
As inscrições começam nesta terça-feira, 29, e terminam em 12 de maio. O edital tem o apoio da Secretaria Extraordinária dos 250 anos de Porto Alegre. O edital e todas as informações estarão disponÃveis no site do Fumproarte.
Â
Gilmar Martins