Prefeitura limpa monumento alvo de vandalismo na Praça da Alfândega

20/07/2022 11:31

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), por meio da Diretoria de Patrimônio e Memória, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Guarda Municipal agiram em conjunto na manhã desta quarta feira, 20, para limpar o monumento a Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, localizado na Praça da Alfândega, que amanheceu coberto de tinta amarela. 

O ato de vandalismo foi constatado pela Guarda Municipal no início da manhã. Os agentes encontraram o monumento ainda com a tinta PVA fresca. A SMCEC, responsável pela manutenção da obra de bronze, destacou técnico especialista para ir ao local e averiguar a situação das estátuas.  

O DMLU foi acionado e a Cootravipa e uma equipe da Sementes do Bem - composta por trabalhadores do sistema prisional - limparam no monumento. O Centro Integrado de Comando (Ceic) está investigando, por meio de câmeras de monitoramento, quando teria ocorrido o ato. A Guarda Municipal irá reforçar o policiamento no local. 

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, lamentou o vandalismo do monumento e dos espaços públicos da cidade. “A secretaria segue mobilizada e empenhada em trabalhar pela recuperação dos nossos monumentos e espaços, contando com o apoio fundamental de todos os órgãos da prefeitura”, concluiu.  

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes