Prêmio Açorianos de Dança 2021 abre inscrições nesta segunda-feira

05/07/2021 08:37
Eduardo Beleske/PMPA
CULTURA
Secretaria da Cultura modificou a estrutura da premiação, reconhecendo a produção local no contexto pandêmico

As inscrições para o Prêmio Açorianos de Dança 2021 serão abertas nesta segunda-feira, 5, e prosseguem até 31 de agosto. Sensível às mudanças na cena da dança, o Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre modificou a estrutura da premiação, reconhecendo a produção local no contexto pandêmico.

O edital abrange a produção do período entre 2 de maio de 2020 a 31 de julho de 2021. As medidas de enfrentamento à pandemia fecharam os espaços e impediram a realização de espetáculos e de atividades presenciais. O novo formato evidencia o reconhecimento às ações realizadas no ambiente digital e nos modos possíveis.

No dia 8 de julho, às 19h, o edital será lançado em um evento na plataforma digital. As nove categorias propostas reconhecem a força da cadeia produtiva da dança, que reúne artistas, técnicos, produtores, educadores, pesquisadores, grupos, companhias, coletivos, escolas e espaços culturais, que têm realizado produções, eventos, ações e publicações fundamentais para o fortalecimento da arte na Capital.

São elas: Intérprete Destaque, Ação Coletiva, Vídeo Dança, Espetáculo ou Performance de Dança virtual ou presencial (desde que adaptadas aos protocolos de segurança sanitários e às legislações vigentes relativas à Covid-19), Destaque Técnico-Artístico, Memória, Ação Formativa, Ação de Difusão e Ação Periférica.

Serão consideradas obras realizadas entre 1º de janeiro de 2019 - desde que não tenham concorrido a essa categoria em editais anteriores do Prêmio Açorianos de Dança - e 31 de julho de 2021. Cada realizador poderá inscrever no máximo três trabalhos, e os trabalhos inscritos não poderão ultrapassar 30 minutos de duração.

Os finalistas serão revelados a partir de 4 de outubro. A cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para acontecer a partir de 15 de outubro, de forma virtual. Cada contemplado receberá também o troféu criado pelo escultor Vasco Prado criado especialmente para o Açorianos de Dança. O júri será composto por oito profissionais da área atuantes no Rio Grande do Sul.

As inscrições são realizadas através deste formulário. Outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com.

 

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes