Prêmio Mulheres Pretas de Poa será entregue a dez homenageadas

19/07/2025 08:04

O Prêmio Mulheres Pretas de Poa – 4ª edição, organizado pelo Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, será entregue na sexta-feira, 25, às 14h30, na sede da instituição (avenida Bento Gonçalves, 1129 – Partenon). Nesta data é comemorado o Dia Nacional da Mulher Negra. Serão dez homenageadas no evento que contará ainda com uma exposição e roda de conversa.

A premiação destaca trajetórias importantes de representatividade étnico-racial na construção de Porto Alegre, seja no passado ou presente. O objetivo é propor uma nova abordagem para a leitura do acervo documental do Arquivo Histórico de Porto Alegre, cujas vozes das mulheres negras estejam em evidência.

Lista de homenageadas

Ana Maack - Afroempreendedora e massoterapeuta, com pós em reabilitação motora. Artista plástica, artesã, militante social, idealizadora da Iniciativa Cultural e Social Kilombo da Arte, um projeto que vem apoiando e produzindo a cultura negra por mais de 20 anos.

Geneci de Lourdes Flores da Silva -
Liderança do Quilombo da Família Flores, coordena o projeto do curso pré-vestibular de educação popular. Atua na composição de músicas, danças e performances afro para cultura quilombola e negra.

Jaqueline Trindade Pereira (Negra Jaque) - Artista, ativista, mestranda na UFRGS, fundadora e coordenadora do Galpão Cultural Casa de Hip Hop em Porto Alegre. Selecionada em 1º lugar no Projeto Sarau do Solar da Assembleia Legislativa do RS.

Lidiane de Lima (Mãe Lidi de Lima) - Líder religiosa, autônoma no setor de eventos, integra a administração da Associação Mães Pretas. Ocupa o espaço de sacerdotisa, atua na luta social e racial e, dentro do terreiro desde 2008, integra a cozinha solidária que faz a distribuição semanal de marmitas e agasalhos.

Maria Lúcia de Melo - Consultora em gestão estratégica e desenvolvimento institucional, diretora administrativa do HUB Ihota e Reafro RS, diretora de Diversidade e Inclusão na Associação Comercial de Porto Alegre. Atua a serviço do fortalecimento de redes de empreendedorismo negro e do desenvolvimento de territórios de inovação social. Promove articulações que valorizam o pertencimento étnico-racial e a autonomia das comunidades.

Michelle Clemoni Britto - Empresária, criadora da Michelle Clemoni Wigs, especialista em rabos de cavalo e perucas afro para mulheres negras.

Raquel Ribeiro Trassante - Agente de combate às endemias e técnica de enfermagem, diretora do Sindisaúde/RS, graduanda em Saúde Coletiva (UFRGS). Trabalha  pela implementação efetiva da Política Nacional de Saúde da População Negra, educação permanente para o enfrentamento das iniquidades em saúde e o racismo.

Rita de Cássia Santos dos Santos - Administradora, estudante de Relações Públicas na UFRGS, produtora cultural, Afroempreendedora, apresentadora e digital influencer. Idealizadora da página @qualeaboarita, que nasceu com o propósito de divulgar o trabalho de artistas, produtores e empreendedores negros e indígenas.

Rozeli da Silva - Funcionária pública aposentada, presidente da ONG Renascer da Esperança, que atende mais de 300 crianças no bairro Restinga. É símbolo de representatividade para meninas e mulheres que não se vêem nos espaços de poder.

Vera Lúcia Santos dos Santos - Arquivista, especialista em Gestão de Arquivos, servidora pública municipal. Diretora do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, é a idealizadora do Prêmio Mulheres Pretas de Poa e madrinha do Projeto Kilombinho de Verão.

 

Ivani Schütz

Gilmar Martins