Programação da Cinemateca Capitólio tem premiado filme francês

06/02/2020 08:54
Pyramide Distribution
CULTURA
Retrato de uma Jovem em Chamas foi destaque no Festival de Cannes

A partir desta quinta-feira, 6, a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) apresenta sessões de pré-estreia do filme francês Retrato de uma Jovem em Chamas. Em 2019, o filme da diretora Celine Sciamma, recebeu o prêmio de melhor roteiro e a Palme Queer para o melhor filme de temática LGBQ+ no Festival de Cannes. O filme entra em cartaz no dia 20 de fevereiro.

O Capitólio recebe, também no dia 6, a sessão de abertura da mostra A Vingança dos Filmes B, às 20h. Com entrada franca, a sessão exibe o documentário George Hilton - O Mundo é dos Audazes, do diretor brasileiro Daniel Camargo. Do horror ao western spaghetti, o filme aborda a vida e a carreira do ator, em um valioso panorama do cinema de gênero italiano.

Sinopses

Retrato De Uma Jovem Em Chamas
França, 2019, 120 minutos, DCP
Direção: Céline Sciamma
Distribuição: Supo Mungam Films

Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.


George Hilton – O Mundo É Dos Audazes
Itália, 2019, 107’, HD
Direção: Daniel Camargo.
Com George Hilton, Enzo. G. Castellari, Sergio Martino, Edwich Fenech, Gianni Garko.

Em meados dos anos 60, o uruguaio George Hilton chega à Itália levando na bagagem apenas o sonho de ser ator. Em pouco tempo torna-se um dos mais populares protagonistas do então efervescente cinema popular italiano. Em “O Mundo é dos Audazes”, o diretor brasileiro Daniel Camargo aventura-se profundamente na vida e na obra de George Hilton, e através de depoimentos do próprio ator, e de diversos personagens importantes da indústria cinematográfica daquele período, realiza um ardoroso panorama do cinema de gênero italiano.


Programação 

Quinta-feira, 6 
14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato 16h – Retrato de uma Jovem em Chamas 20h – Sessão de Abertura: George Hilton - O Mundo é dos Audazes - entrada franca.

Sexta-feira, 7 
14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
16h – Retrato de uma Jovem em Chamas
18h – Especial George Hilton: Vou, Mato e Volto
20h – Projeto Raros: Fuga Alucinada - entrada franca

Sábado, 8 
14h –  Sessão Cripta dos Clássicos: A Aldeia dos Amaldiçoados
16h – Sessão Vagalume: Billy Elliot
18h –  Sessão Troma Fever I: Surfistas Nazistas Devem Morrer - entrada franca
21h – Conexão Cine Fantasy: 2050 + Kin + Meu Irmão Juan + Raimundo Quintela, o caçador de vira porco + Éter + Estigma + Noite de Sorte + Who's That Man Inside My House? + Vômito + Mariposas ao Redor da Luz - Total: 94 min, entrada franca
23h59 –  Maldita Meia Noite - Sessão Post Mortem: A Volta dos Mortos Vivos 

Domingo, 9 
14h – Sessão Malditos Curtas I: Cova Humana + Dead Teenager Séance + Pop Ritual + Amor, Sangue, Dor + 11 Minutos - Total: 77 min, entrada franca
16h – Sessão Vagalume: Billy Elliot
18h – Sessão Maldita Matinê- Corrida com o Diabo
20h – Sessão Troma Fever II: Tromeo & Julieta - entrada franca

Terça-feira, 11 

14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
16h – Retrato de uma Jovem em Chamas
18h – Sessão Shoot or Die: O Capenga + Neurose + Lilith + I’m Not a Angel + O Mito do Silva + Máquina de Café em Dia de Fúria + Visões de Claudeciro - Total: 64 min, entrada franca
20h – Especial George Hilton: As Lágrimas de Jennifer 

Quarta-feira, 12
14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
16h – Retrato de uma Jovem em Chamas
18h – Especial George Hilton- Tempo de Massacre
20h – Sessão Post Mortem: Zeder

Outras informações  através do telefone 51 3289-7453 (Portaria) ou pelo site da Cinemateca Capitólio (www.capitolio.org.br/ )

  

 

Paula Fabyolla (estagiária) / Supervisão: Paulo Beccon

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes