Projeto de Requalificação da Usina do Gasômetro recebe PPCI

09/07/2019 16:27
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
Centro Cultural Usina do Gasômetro deve ser reaberto em agosto de 2020

O processo de requalificação de um dos espaços mais importantes da cultura de Porto Alegre, a Usina do Gasômetro, entra na sua fase decisiva. secretário Municipal da Cultura, Luciano Alabarse, recebeu do Corpo de Bombeiros o documento que valida o  PPCI - Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e, nas próximas semanas, será marcado o lançamento do edital de obras. O PPCI foi entregue no último dia 3 e as obras deverão estar concluídas em agosto de 2020. 

Para Alabarse, essas notícias positivas criam um ambiente favorável para reforçar o otimismo, principalmente no momento em que Porto Alegre recebe, dia 23, uma equipe do Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF), que vem vistoriar todos os projetos desenvolvidos em parceria com município.

Conforme o diretor da Usina, Luiz Armando Capra Filho, o recebimento do PPCI, coroa um esforço que envolveu o trabalho transversal das secretarias da Cultura, Fazenda, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Parcerias Estratégicas e Procuradoria Geral do Município. "Primeiramente, é preciso agradecer e reconhecer o esforço de todos os envolvidos nesse grande projeto que se encaminha para a realização. Agora é trabalhar para resolver as eventuais necessidades, até a publicação do Edital", finaliza Capra.

O projeto já possui as aprovações do Iphae - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e do Compahc - Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, por se tratar de prédio tombado em nível estadual e municipal. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por sua vez, já autorizou a execução do empreendimento. O projeto também recebeu a aprovação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e agora já está tramitando na Celic – Central de Licitações e PGM. Serão investidos R$ 12,2 milhões com recursos do Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF) e do orçamento da prefeitura.

 

 

Cleber Saydelles e Paulo Beccon

Taís Dimer Dihl