Projeto Raros celebra centenário de Roberto Aldrich
Nesta sexta-feira, 17, às 19h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta uma edição especial do Projeto Raros para celebrar o centenário do diretor Robert Aldrich, com a exibição de seu favorito pessoal, Triângulo Feminino (The Killing of Sister George, 1968, 138 minutos). Com projeção digital, legendas em português e apresentação do programador Leonardo Bomfim, a sessão tem entrada franca.
O filme russo Tesnota, de Kantemir Balagov (ingressos a R$ 16), e a mostra 1970: Os enigmas da ficção-cientÃfica (ingressos a R$ 10) seguem em exibição até quarta-feira, 22.Â
Projeto RarosÂ
Triângulo Feminino (The Killing of Sister George) - EUA/Reino Unido, 1968, 138 minutos
Direção: Robert Aldrich
Em Triângulo Feminino, June Duckbridge é uma atriz de meia idade prestes a perder o emprego na novela mais popular do paÃs durante décadas. Pior do que isso, é o fato dela suspeitar que a sua jovem namorada está tendo um caso com outra mulher.Â
Do faroeste ao filme policial, dos filmes de guerra aos tensos retratos de estrelas decadentes, Robert Aldrich chacoalhou as estruturas do cinema hollywoodiano desde anos 1950, tornando-se um dos precursores na abordagem de temas delicados, na escolha subversiva de seus personagens principais da Nova Hollywood dos anos 1960 e 70.Â
Em 1968, Aldrich vinha do sucesso de Os Doze Condenados, com dinheiro e autonomia criativa. Apostou em dois projetos pessoais: A Lenda de Lylah Clare, uma revisitação de Um Corpo que Cai, clássico de Hitchcock, com a atriz Kim Novak interpretando novamente uma mulher idêntica a outra, desta vez uma estrela do cinema morta de forma misteriosa, e Triângulo Feminino, adaptação da peça de Frank Marcus, um dos primeiros filmes de Hollywood a lidar abertamente com a homossexualidade feminina. Se o primeiro filme acabou como um fracasso, o segundo teve grandes problemas com a censura em vários paÃses. Nos Estados Unidos, Aldrich foi um dos primeiros a ganhar o X-Rated (impróprio para menores), logo após o fim do Código Hays, que vetava previamente, antes mesmo da filmagem, uma série de temas e situações.
Sessões e horários Quinta-feira, 16 Sexta-feira, 17 Sábado, 18 Domingo, 19 Terça-feira, 21 Quarta-feira, 22 |
Â
Andrea Brasil