Projeto Tem Arte no Meio do Caminho vai às ruas da cidade

07/05/2021 17:50
Giulian Serafim / PMPA
Cultura
Telas inspiradas em lugares emblemáticos da Capital ilustram os displays dos relógios digitais

Ação da Secretaria Municipal de Cultura convida os porto-alegrenses a interagir com a arte e a cidade. Depois de ser apresentado nas redes sociais da Coordenação de Artes Visuais, o projeto Tem Arte no Meio do Caminho agora está nas ruas desde o dia 1º e poderá ser conferido até 23 de maio, já que enfeita as telas dos relógios da Capital. Foram selecionadas cinco obras das Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta, de lugares emblemáticos da paisagem e da história da cidade pelo olhar dos artistas que as criaram, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Com a reabertura gradativa da Pinacoteca Aldo Locatelli, a população também poderá

Pinacoteca Aldo Locatelli / PMPA
Cultura
Entre as cinco obras selecionadas está a aquarela Ponte do Riacho (1929), de Libindo Ferrás

apreciar ao vivo esse significativo conjunto de quadros no coração político-administrativo da cidade: o Paço dos Açorianos. Mediante agendamento prévio, já é possível revisitar ou conhecer essas obras. A ideia de compreender Porto Alegre como inspiradora de artistas tem roteiro e textos de Pedro Vargas.

Artistas e obras

Os autores das obras são Angelo Guido (Cremona, 1893 - Pelotas, 1969) com as pinturas em óleo sobre cartão Mercado de Porto Alegre (1935), e em óleo sobre tela Ribeirinha (1948). A aquarela Ponte do Riacho (1929) é de Libindo Ferrás (Porto Alegre, 1877 - Rio de Janeiro, 1951). O trabalho em óleo sobre madeira Abrindo a Avenida Borges de Medeiros (sem data) é de autoria do espanhol Luiz Maristany de Trias (Barcelona, 1885 - Porto Alegre, 1964) e o quadro pintado em óleo sobre tela As Lavadeiras na Praia do Riacho (1899) é assinado pelo alemão Otto Dinger (Düsseldorf, 1860 - Berlim, 1928).

Além das telas originais, o Paço dos Açorianos, onde fica a Pinacoteca Aldo Locatelli, também é o cenário para os vídeos das artistas Livia Koecher e Aline Araújo que apresentarão composições da cidade a partir das obras escolhidas, usando linguagens múltiplas de expressão da arte urbana como videoarte e instalação sonora.

Livia é arquiteta urbanista, realizadora audiovisual, diretora de arte, artista visual multimídia, cenógrafa, videomaker, designer gráfica e pesquisadora em poéticas visuais. Além de atuar como diretora de espetáculo e cenógrafa para espetáculos de música e teatro. Aline é pianista e compositora, graduada em música pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Acompanhe as ações, cursos e exposições da Coordenação de Artes Visuais pelas redes sociais @artesvisuaispoa e no Facebook da Coordenação de Artes Visuais e no site www.pinacotecaspoa.com.

Para visitar a mostra na Pinacoteca Aldo Locatelli, o agendamento é via e-mail pelo acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-3735. São grupos com até cinco pessoas. Para confirmar a reserva, é necessário fornecer nomes completos e contatos telefônicos. Sem agendamento deverá ser respeitada a capacidade máxima de cinco pessoas por horário, e os visitantes devem esperar do lado externo do prédio.

Mariana Bertolucci

Andrea Brasil