Revitalização do Paço Municipal avança com pintura das fachadas

16/04/2023 08:31
Vinny Vanoni / PMPA
Comunicação Social
Prédio histórico, localizado na Praça Montevideo, terá 15 salas expositivas

Anunciada há pouco mais de um ano, durante as comemorações dos 250 anos da Capital, a instalação do Museu de Arte de Porto Alegre ganha forma no prédio histórico do Paço Municipal. Serão 15 salas de exposições (incluindo a Sala Aldo Locatelli e o Porão, já existentes) nos mesmos moldes de conhecidos museus.

Atualmente, o prédio passa por uma revitalização externa, com a renovação da pintura das fachadas, enquanto inicia a reformulação interna. "Externamente, já é possível ver a recuperação da fachada e, internamente, o trabalho de iluminação cênica dos painéis expositivos. Isso irá adequar e qualificar o espaço que, acreditamos, poderá tornar-se o maior e mais frequentado museu da cidade de Porto Alegre", avalia o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.

Conforme o coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Paulo Amaral, serão colocados painéis junto às janelas para proteger as peças. “Como se trata de um prédio público tombado, os cuidados são rigorosos. No caso das salas, não podemos usar pregos, por exemplo. Além disto, teremos câmeras de vigilância em cada uma delas, uma portaria que possibilite o funcionamento do museu durante os fins de semana e uma iluminação adequada. Tudo isto requer ainda mais trabalho”, explica.

Com a transformação do edifício do século XIX em museu, um dos objetivos é incrementar a visitação do público interessado por arte e história. No ano passado, o Paço Municipal recebeu 26.087 visitantes. De janeiro a março de 2023, foram 4.435 pessoas.

A aposentada Andrea Amaro visitou pela primeira vez o Paço Municipal na manhã de sexta-feira, 14. Ela, que pinta aquarelas, admirava os adornos da edificação histórica e elogiou a decisão da prefeitura em transformar o espaço em um museu de artes. "É fantástico ter um prédio com esta arquitetura diferenciada em nossa cidade. Virando museu, irá oportunizar que mais gente possa conhecer esta beleza", comemorou.

Pintura das fachadas – Segundo a arquiteta Angela Fagundes, da empresa Costamar, vencedora da licitação para revitalização das fachadas, as paredes externas já foram quase todas lavadas. O trabalho incluiu também a remoção de infiltrações e a recuperação das rachaduras. Por último, começou a pintura.

No total, serão recuperados 2,7 mil metros quadrados de área. Deve ser concluída, nos próximos dias, a fachada da rua Siqueira Campos e serão iniciados os trabalhos na parede da avenida Borges de Medeiros. “A previsão é de que este serviço dure quatro semanas, dependendo das condições climáticas. Depois será finalizada a fachada frontal, na praça Montevideo”, esclarece Angela.

O arquiteto Luiz Merino, da diretoria de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), lembra que já se passaram quase cinco meses de trabalho. “Estamos concluindo a lavagem, recomposição do reboco, dos ornamentos e a pintura de alvenarias, esquadrias e gradis das fachadas”, esclarece. O material para a pintura - mais de mil litros de tinta - foi doado pelas Tintas Renner.

Otto Wagner - Para o final de julho deste ano está prevista uma grande exposição no Paço Municipal sobre o arquiteto austríaco Otto Wagner (1841-1918), um dos líderes da Secessão de Viena e pai da arquitetura moderna, que teve alunos e seguidores no mundo inteiro, no Brasil e também em Porto Alegre. A mostra será realizada sob o patrocínio da Embaixada da Áustria, com o apoio da Ufrgs, da PUCRS e do Centro de Estudos Europeus e Alemães – CDEA.

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes