Secretário da Cultura acompanha projeto de revitalização do Paço Municipal

17/08/2022 11:03

Parte da estrutura da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) foi transferida, em caráter temporário, da Casa Torelly para o Paço Municipal, que está sendo convertido em Museu de Arte de Porto Alegre.

Enquanto avançam as obras de restauro da Casa Torelly, construída em 1899, o gabinete do secretário Gunter Axt prestará apoio administrativo à Coordenação de Artes Visuais (CAV) na tarefa de formação do novo museu, já que a estrutura do setor é pequena para absorver sozinha a tarefa.

A CAV já administra a Pinacoteca Ruben Berta (instalada em um casarão do século XIX na rua Duque de Caxias, 973), bem como a Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada no próprio Paço Municipal.

Axt explica que o gabinete não se muda integralmente da Casa Torelly, que agora também pode oferecer mais espaço para a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC). “O Paço Municipal não será a sede da Secretaria da Cultura. Será o local onde parte do gabinete estará temporariamente com o propósito de acompanhar de perto o preparo do novo museu”.

Restauro do Paço Municipal – as obras de revitalização do Paço Municipal estão em curso. Na semana passada, já se definiu a empresa que fará, ao custo de R$ 735 mil, a pintura externa do prédio de 1901. Os recursos vêm do Fundo de Reforma e Desenvolvimento Municipal, que acolhe o saldo do antigo Fundo Monumenta.

Futuramente, o gabinete da SMCEC se instalará definitivamente no prédio do antigo Cine Imperial, situado na Praça da Alfândega, cuja remodelação para transformá-lo em centro cultural é realizada pela Caixa.

As obras em construções históricas como o Paço Municipal e o Cine Imperial somam-se aos trabalhos de recuperação das instalações elétricas e do segundo piso do Mercado Público. Para o secretário da Cultura, “trata-se de um movimento que está apenas começando e que deve alcançar outros espaços”, garante.

Ivani Schütz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes