Semana de Hip-Hop terá atividades culturais no Cristal e na Vila Cruzeiro

11/06/2022 07:13

Começa neste sábado, 11, a 15ª Semana de Hip-Hop de Porto Alegre, com shows, debates e apresentação de Djs, danças urbanas e MCs, a partir das 14h, na Vila Cruzeiro (rua Butuí, 764) e no bairro Cristal (av. Capivari, 1999). As atividades são gratuitas e vão se estender até 3 de julho, com apresentações em todas as comunidades das 17 regiões da Capital. O encerramento desta edição será no bairro Cidade Baixa.

A Semana Municipal do Hip-Hop é organizada pelo Fórum Permanente de Hip-Hop RS, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, e faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Porto Alegre desde 2008, quando foi aprovada pela Câmara de Vereadores a Lei 10.378/08, instituindo a realização anual da Semana do Hip-Hop, com atividades como break, grafite, rap, entre outras.

“Estas ações culturais visam ao fortalecimento da cidadania, por meio da música, dança e de outras modalidades artísticas que contribuam com a formação e a transformação dos nossos jovens” - Prefeito Sebastião Melo.

O Secretário Municipal da Cultura, Gunter Axt, destaca que o hip-hop é uma vibrante manifestação cultural, que envolve várias formas de arte articuladamente e tem se constituído num forte aliado das políticas sociais e de cidadania nas regiões periféricas. "Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Cultura tem procurado apoiar sua agenda com medidas concretas, como o edital Mário Pezão do Fumproarte no ano passado, que deu início à estruturação de uma política sistemática de apoio ao segmento", conclui.

Integrante do Fórum Permanente de Hip-Hop, BBoy Jukinha afirma que o trabalho das lideranças do hip-hop no Rio Grande do Sul tem sido grande desde o surgimento desta cultura nas discotecas, na década de 1970, passando por 1984 Breaking, 1990 com a primeira entidade do hip hop, a URT União Rap da Tinga, até 2008 com a criação do Fórum. “A cultura hip-hop vem mostrando nesta caminhada o seu poder de inclusão, resgate e transformação através da arte, cultura que auxilia a educação, união e respeito, paz e amor, tendo os moradores das comunidades como agentes principais desta transformação”, disse.
 
Programação:

Junho

Dia 10, das 18h às 21h - Debate sobre os 15 anos da Semana de Hip-Hop POA (Assembleia Legislativa Plenarinho - 3º andar).

Dia 11, das 14 às 20h - Shows Cruzeiro (rua Butuí, 764).
Atrações:
*Troop Gang
 *Negro Moura
*Black Charme do Sul
*D'batalha e mc espanto
*Família Preto Bom
*Rapper max
*Preto Speed
*Us Manus
*DJ Well

Dia 11 - 14h às 20h -  av. Capivari, 1999, bairro Cristal.
 Atrações: 
*Troop Gang
*Negro Moura
*Black Charme Do Sul
*D'batalha e MC Espanto
*Família Preto Bom
*Rapper max
*Preto Speed
*Us Manus
*DJ Well
 
Dia 12, das 14h às 20h - Shows na pista de skate da Restinga

Dia 19, das 14h às 20h - Shows na Lomba do Pinheiro (Praça Bom Sucesso)

Dia 26, das 14h às 20h - Shows no bairro Mario Quintana (rua Jorge Lorenzi)

Julho

Dia 3, das 14h às 22h - Encerramento com show no bairro Cidade Baixa (rua da República, entre as ruas João Alfredo e Décio M. da Costa).

Palestras e shows nas escolas

Dia 15 de junho - Emef José Loureiro da Silva (Cristal)
Dia 22 de junho - Emef Saint Hilaire (Lomba do Pinheiro)
Dia 29 de junho - EEEM Mariz e Barros (Mario Quintana)

Ivani Schütz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes