Seminário abordará projeto de restauro do Laçador

04/04/2022 08:41

Os responsáveis pela restauração do Laçador participam de um seminário sobre o projeto, nesta segunda-feira, 4, a partir das 14h, na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) (avenida Augusto Meyer, 146 - Auxiliadora) O evento ocorre com inscrição prévia, que pode ser feita diretamente pelo site do Sinduscon-RS. Será emitido certificado de presença aos participantes.

No seminário, serão detalhados os processos que foram adotados durante os 100 dias em que a Estátua do Laçador passou por restauros e as tecnologias usadas para a conservação da obra. O coordenador do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, Zalmir Chwartzmann, reforça a importância de apresentar para a população como foi o processo de restauração de uma obra tão importante para o Rio Grande do Sul.

“Esse restauro estava previsto para acontecer desde 2017 e ver a Estátua do Laçador em seu sítio, completamente revitalizada, é uma alegria imensa. Mas mais do que isso, é importante compartilhar com a sociedade como essa restauração aconteceu e o que foi necessário para que pudesse devolver o monumento aos gaúchos com total convicção de que um trabalho espetacular foi feito”, destaca Chwartzmann.

Os principais responsáveis pela revitalização estarão presentes no evento, entre eles a arquiteta restauradora Verônica Di Benedetti; os engenheiros civis Tadeu Motter e Valmir Hanzen; o restaurador Ricardo Jaekel; o Escultor Luiz Henrique Mayer, entre outros profissionais que fizeram parte do restauro. O seminário contará ainda com rodadas de perguntas dos participantes. Durante o evento, será entregue aos presentes o Caderno de Restauro, documento onde foram registradas todas as especificidades do projeto ao longo dos 100 dias e que se tornaram um livro sobre o restauro do Laçador.

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes