Série Concertos Capitólio apresenta o Coral da Ufrgs e o Madrigal Nestor Wennholz neste sábado

02/12/2025 09:44

Neste sábado, 6, às 11h30, ocorre a décima e última apresentação da série Concertos Capitólio da temporada 2025, com a apresentação de dois grupos vocais já tradicionais em Porto Alegre: o Coral da Ufrgs e o Madrigal Nestor Wennholz. O Coral da Ufrgs – um dos coros mais antigos do país, com mais de 60 anos de atividades ininterruptas – interpreta um repertório variado, com obras de Hans Leo Hassler (1564-1612) e Georg Friedrich Händel (1685-1759), entre outros compositores. Já o Madrigal Nestor Wennholz, que em 2025 completa dez anos de existência, apresenta obras de Michael Praetorius (1571-1621), Franz Biebl (1906-2001), Guilherme Roman Marangon (1994-), entre outros.

A apresentação, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico) e tem curadoria da Casa da Música POA.

Em 2025, a série Concertos Capitólio completou dez anos, consolidando-se como uma das mais importantes iniciativas de promoção da música erudita em Porto Alegre. Trazendo nomes já conhecidos dentro do cenário gaúcho, brasileiro e até mesmo internacional, e também promovendo novos músicos em formação, a série mensal de concertos busca a inclusão e formação de públicos por meio de apresentações com entrada franca, feitas num dos espaços mais tradicionais de Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio.

Concertos Capitólio: Coral da Ufrgs e Madrigal Nestor Wennholz
Sábado, 6, 11h30 
Entrada franca
Cinemateca Capitólio, rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico
Obras de Hassler, Praetorius, Händel, Biebl, entre outros compositores

Coral da Ufrgs - O Coral da Ufrgs foi fundado em 1961 pelo maestro Pablo Komlós para atuar junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A partir de 1969, passou a dedicar-se à música a cappella. Seu repertório abrange peças de diversas épocas e estilos musicais: renascentista, barroco, contemporâneo, popular, folclore nacional e internacional. É formado por um grupo seleto de cantores, incluindo alunos, professores e funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pessoas da comunidade em geral.

Desde 2009 é regido pelo Maestro Lucas Alves, cantor solista e bacharel em Regência Coral pela Ufrgs. Sob sua regência, o Coral gravou o CD Vox Aurumque em 2014 e conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Corais de Curitiba em 2016. Entre 2008 e 2016, a soprano lírico e intérprete solista Cíntia de Los Santos atuou como preparadora vocal do grupo, voltando a contribuir com o coral, nessa mesma função, em 2024.

Madrigal Nestor Wennholz - É uma formação musical vocal de naipes masculinos de Porto Alegre. Iniciou suas atividades em 2015. Dedica-se em especial ao repertório de música erudita a cappella, dos períodos renascentista, barroco e romântico, sem deixar de visitar oportunamente outros gêneros e estilos musicais. Tem na direção artística o regente Lucas Alves. É formado pelos seguintes cantores: Aquiles Maciel e Lucas Alves (tenores I), Rogério Ienczak Gomes, Ricardo Ortega e João Ricardo Masuero (tenores II). Fernando Wielewicki e Otho Pickrodt Silva (barítonos), Roberto Moreira e José Mariano Bersch (baixos).

A denominação do grupo vocal é uma homenagem, em memória, ao reconhecido compositor, arranjador e maestro gaúcho Nestor Miguel Wennholz (1931-2008), cuja obra dedica especial atenção à música coral. O Madrigal Nestor Wennholz, sob a regência de Lucas Alves, fez jus ao prêmio de Melhor Coro masculino no V Cantoritiba (Festival Internacional de Coros de Curitiba), em 2018. O grupo realiza seus ensaios na Casa da Música de Porto Alegre.

Cleber Saydelles

Andrea Brasil