Show de Luiz Coronel marca pré-lançamento do 11º Festival de Inverno

15/07/2026 16:50

Para marcar o pré-lançamento do 11º Festival de Inverno de Porto Alegre, acontece nesta quinta-feira, 16, às 19h30, evento cultural com recital de poesia e show musical. O espetáculo será realizado no Teatro Renascença, localizado no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307, bairro Menino Deus. O show é gratuito e aberto ao público.

A programação abre com o espetáculo Luiz Coronel, Poeta e Compositor. A apresentação começa com recital com Deborah Finocchiaro e Risomá Cordeiro; na sequência, sobem ao palco Sérgio Rojas, Pirisca Grecco, Janaína Maia, Daniel Torres, Diogo Barcelos, Miguel Tejera e Alexandre Ólly interpretando as canções de sucesso que marcaram a trajetória do autor.

Ao término do show, será lançado o livro Testemunha Ocular (Editora AGE,126 páginas), com sessão de autógrafos e um brinde para celebrar a data de aniversário do escritor. A obra conta com apoio da Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul, (Acergs), que irá distribuir gratuitamente um exemplar da edição especial em Braille aos deficientes visuais presentes.

O evento cultural faz parte da programação do 11º Festival de Inverno de Porto Alegre, com a produção da Mecenas Editora, realização da Secretaria da Cultura – Prefeitura de Porto Alegre e apoio cultural de Panvel, Casa da Memória – Unimed Federação/RS e Boa Terapia – Psicologia Aplicada.

"Testemunha Ocular" reúne poemas em que Luiz Coronel enfrenta, pela via da poesia, a perda de sua percepção visual e a ameaça crescente da cegueira. Embora os textos sejam tensos, não abdica de seu compromisso com o senso de humor. Diferentemente de seus livros anteriores, esta obra foi inteiramente ditada pelo autor, que teve seus versos ouvidos e digitados pela assessoria editorial de Pedro Manoel Osório e Maiara Cardoso.

A capa, assinada por Flávio Wild, traz a pintura O Homem Cego, de Gustav Klimt (1896), e o livro tem versões impressa, ebook, audiolivro e em Braille, garantindo ampla acessibilidade da obra a diversos suportes. Complementam a obra poemas escritos no período da pandemia e das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.

Festival de Inverno - O lançamento de Testemunha Ocular integra a programação do 11º Festival de Inverno de Porto Alegre, que segue de 20 a 25 de julho com atividades de literatura, oficinas, cursos e shows no Centro Municipal de Cultura. Nesta edição, o Festival homenageia o escritor gaúcho Sergio Faraco e tem realização da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Serviço:

Show "Luiz Coronel, Poeta e Compositor" e lançamento do livro "Testemunha Ocular", de Luiz Coronel
Quinta-feira,, 16 de julho, às 19h30. Autógrafos: com o autor, ao término do evento
Teatro Renascença - Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307 – Menino Deus)
Classificação Livre e entrada franca. Sujeita à capacidade do local.

 

Ivani Schütz

Gilmar Martins