Vencedores do Açorianos de Artes Plásticas serão conhecidos nesta sexta-feira

09/12/2022 08:52

Nesta sexta-feira, 9, às 19h, será realizada a cerimônia de entrega do 15º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, uma realização da Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. O evento, com entrada franca, acontecerá no Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307).

Serão premiados, em 12 categorias, os destaques da produção de 2021 que contribuíram para o fortalecimento do campo da cultura. Também há prêmios especiais do júri e os prêmios concedidos por parcerias: Prêmio Jovem Curador(a), oferecido pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com uma viagem (bilhetes de avião de ida e volta) para Paris, França; e o Prêmio de Residência Artística no Ateliê de Gravura, oferecido pela Fundação Iberê Camargo.

Os vencedores receberão troféu criado por Xico Stockinger. Em comemoração à 15ª edição do Açorianos de Artes Plásticas, será atribuído o Prêmio Aquisição, no valor de R$ 10 mil, a um nome na categoria Artista pela trajetória nas artes. O Prêmio Aquisição inclui a compra de uma ou mais obras para o acervo artístico municipal do artista selecionado.

A solenidade será apresentada por Liliana Cardoso, ativista cultural, declamadora, radialista e mestre de cerimônias. A atração musical ficará a cargo do instrumentista e compositor Rafael Lopes.

No evento, também será aberta a exposição do artista homenageado Paulinho Chimendes, com curadoria de José Francisco Alves, doutor em História da Arte e professor do Atelier Livre. Chimendes iniciou no Atelier Livre da prefeitura em 1967, ainda quando a escola funcionava no segundo piso do Mercado Público.

Durante os anos, Chimendes cursou desenho com Paulo Peres, litografia com Danúbio Gonçalves e pintura com Fernando Baril. Também estudou litografia avançada com o americano Garo Zareh Antreasian, em 1985, na Faculdade Álvares Penteado. Durante a sua carreira, Paulinho realizou dezenas de individuais e coletivas, e sua produção destaca-se em desenho e gravura. O artista está entre os grandes mestres impressores brasileiros.

Fazem parte da comissão de jurados do Açorianos de Artes Plásticas Letícia Lau, Lucas Strey, Nei Vargas, Marcus Mello, Pedro Rubens Vargas, Eduardo Veras e Mélanie Le Bihan. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube do Atelier Livre Xico Stockinger.

Cerimônia do 15º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas
Sexta-feira, 9, às 19h
Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307)

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes