Virada Sustentável terá shows e atividades de conscientização ambiental
Com o apoio da prefeitura, a Virada Sustentável ocorrerá em Porto Alegre nos próximos três fins de semana de novembro. A abertura acontece nesta sexta-feira, 11, às 9h, na Cinemateca Capitólio. É a primeira vez, desde o início da pandemia, que o evento acontece 100% de forma presencial na Capital.
O festival de sustentabilidade, que é um dos maiores do gênero no País, será apresentado em cinco pontos da Capital: Ponte dos Açorianos, Vila Flores, Redenção, Parcão e Orla 3. Os locais vão virar palco para 50 shows, debates culturais e socioambientais, oficinas e instalações artísticas. O objetivo da Virada Sustentável é contribuir para uma maior conscientização ambiental, entre os propósitos definidos pela ONU.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, o evento é uma excelente oportunidade de promover e reforçar a consciência ambiental da população, desde os cuidados mais simples com o destino correto dos resíduos até ações mais impactantes quem realmente, reduzam as emissões de carbono na atmosfera. “Toda a sociedade precisa se engajar para que nosso futuro seja mais limpo e ambientalmente sustentável”, salienta Bremm.
O festival contará com a participação de organizações da sociedade civil, artistas, empresas, órgãos públicos, escolas, universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais. A programação é gratuita.
Um dos destaques da programação será no dia 17, com a inauguração do Mural Lutz, uma obra de 50 metros com a trajetória do ambientalista José Lutzenberger que será pintada na fachada lateral do prédio do IPE, na avenida Borges de Medeiros.
No dia 26, haverá um passeio com participantes usando biquíni ou sunga para chamar atenção sobre as mudanças climáticas. Clique aqui para ver a programação completa.
Andrea Brasil