Viva Porto Alegre a Pé visita o bairro Moinhos de Vento

17/05/2019 08:56
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Hidráulica Guaybense passou a se chamar Hidráulica Moinhos de Vento

Um dos mais tradicionais bairros da Capital, o Moinhos de Vento, está no roteiro da próxima edição do projeto Viva Porto Alegre a Pé. O passeio guiado será realizado neste sábado, 18, a partir das 10h. O ponto de encontro é a Hidráulica Moinhos de Vento (rua 24 de Outubro, 200). A inscrição é um quilo de alimento não perecível e deve ser feita neste site.  Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Orientador - O arquiteto Helton Estivalet Bello é mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Ufrgs, especialista em Restauração de Edificações e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia. Estivalet é docente em arquitetura e urbanismo da Universidade de Caxias do Sul e ex-técnico da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Ephac).

Moinhos de Vento – A denominação do bairro decorreu do antigo nome da rua 24 de Outubro, que era conhecida como Caminho dos Moinhos. A origem remetia aos moinhos que existiam no cruzamento da rua Barros Cassal com a avenida Independência. O crescimento do bairro se deu a partir do ano de 1893, com a implementação da linha de bondes Independência pela Cia Carris Urbanos e posteriormente, em 1904, com a construção da Hidráulica Guaybense, depois chamada Hidráulica Moinhos de Vento. O bairro também é conhecido por seus palacetes e conjuntos de casas que são patrimônio cultural da cidade, como o casario da rua Félix da Cunha, tombado a pedido dos proprietários. Além disso, a arquitetura dos clubes Leopoldina Juvenil e Grêmio Náutico União, as vias arborizadas, o Morro Ricaldone, a Praça Maurício Cardoso e o Parcão são espaços que enriquecem a paisagem do Moinhos de Vento e garantem sua qualidade ambiental.

Viva Porto Alegre a Pé
Bairro Moinhos de Vento
Sábado, 18, 10h
Local de Encontro: Hidráulica Moinhos de Vento, rua 24 de Outubro, 200
Organização: Centro de Pesquisa Histórica - Coordenação da Memória Cultural.  

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil