Prefeitura realiza ação de orientação a comerciantes da Cidade Baixa

05/02/2021 12:49

 

Cesar Lopes/PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Preocupação das autoridades é com a chegada do período de Carnaval, quando a região recebe tradicionalmente milhares de foliões

A prefeitura realizou na tarde desta sexta-feira, 5, uma ação de orientação aos comerciantes do bairro Cidade Baixa, região boêmia da cidade. Fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo percorreram as ruas da região, explicando aos proprietários dos estabelecimentos os decretos vigentes e o correto cumprimento dos protocolos sanitários de funcionamento.

A preocupação das autoridades é com a chegada do período de Carnaval, quando a região recebe tradicionalmente milhares de foliões. Neste ano, as festas estão proibidas, mas os bares e restaurantes poderão funcionar dentro das regras da bandeira laranja, conforme o Sistema de  Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Também devem ser observados os protocolos setorizados, determinados no Decreto 20.891, de 9 de janeiro

O secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Renato Ramalho, lembra que eventos só podem ser realizados com a prévia autorização da prefeitura. “Os protocolos sanitários foram intensificados e os comerciantes têm que fazer a sua parte para o cumprimento das medidas de higienização, distanciamento interpessoal, utilização de máscaras e combate a aglomerações”, afirma.

O coordenador de fiscalização da SMEDT explicou que objetivo da ação foi orientar os comerciantes antes do período festivo, apenas de maneira pedagógica e não punitiva e ressaltou que a fiscalização será reforçada na semana do Carnaval. “O interesse da prefeitura é não inviabilizar nenhuma atividade econômica e sim que atuem de acordo com a postura municipal”, disse.

Um dos estabelecimentos fiscalizados foi o Restaurante & Choperia Via Imperatore. O local cumpre todos os protocolos de proteção. O proprietário, Moacir Biasibetti, agradeceu as orientações recebidas. "É nosso dever cumprir e manter todos os protocolos. Todos nossos funcionários são constantemente orientados. Cada um precisa fazer sua parte", ressaltou o empresário.

Regras para bares e restaurantes na bandeira laranja
- 50% dos trabalhadores e 50% de ocupação
- Uso obrigatório de máscara ao se servir e ao circular 
- Permitido retirar a máscara somente para se alimentar, sentado às mesas 
- Uso obrigatório de álcool em gel 70% em fricção 
- Reforço no distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas

Regras para eventos sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas ou similares  (em ambiente fechado, com público em pé) na bandeira laranja
- Prévia e expressa autorização do Município 
- Duração máxima de 4 horas
- Teto de ocupação de 8 metros por pessoa
- Distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas; 1 metro nas filas; e 2 metros entre artistas e público
- Áreas exclusivas para até 8 coabitantes, com distanciamento mínimo de. 4 metros e demarcadas no chão (não permite bebida/alimentação ) ou por barreira física (permite bebida/alimentação)
- Vedado consumo de alimentos e bebidas em pé
- Vedado uso de pista de dança

Elisandra Borba

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes