Servidores da Saúde recebem certificação em epidemiologia de campo
Vinte e quatro profissionais da área da Saúde do Rio Grande do Sul receberam nesta sexta-feira, 22, certificação em nível fundamental de epidemiologia de campo.
O curso do EpiSUS Fundamental (Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde nível Fundamental) reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - Diretoria de Vigilância em Saúde e Atenção Primária e de secretarias municipais do Rio Grande do Sul.
O EpiSUS é um programa do Ministério da Saúde. Existe em três níveis: fundamental, intermediário e avançado. No EpiSUS Fundamental, os treinandos têm atividades em três meses. Nesse período, há pesquisa de campo com resultados discutidos em oficinas presenciais, além de produção de trabalhos avaliados por equipe do Ministério da Saúde.
Tanna Morales, ponto focal do EpiSUS no Ministério da Saúde, considerou muito produtivo o resultado da 14ª turma do programa. “A intenção do programa é levar aos municípios ferramentas para contribuir com a melhoria dos processos de vigilância municipais, para apoio a tomadas de decisão por gestores da área da saúde”, destacou. “A avaliação é muito positiva, com trabalhos excelentes apresentados e resultados que devem ser levados para a gestão e para os territórios que foram visitados”.
Presentes na certificação, o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, e a diretora de Vigilância em Saúde, Evelise Tarouco, confirmaram nova edição do EpiSUS Fundamental para 2025.
Gilmar Martins