Brinquedos adaptados são entregues a instituição para crianças com deficiência
A prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa) entregaram 60 brinquedos adaptados para uso das crianças da Kinder, nesta quarta-feira, 20. A entrega foi realizada pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Social, Paulo Brum, pelo presidente do Comdepa, Nelson Kalil, e pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eduardo Cardoso.
Os brinquedos foram doados pelo Sindilojas e adaptados pela UFRGS, dentro do termo de cooperação firmado entre a Diretoria de Acessibilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a universidade. “Estou muito feliz participar de uma ação tão significativa. Saber que este trabalho dará inclusão para várias crianças nos deixa muito satisfeitos ”, disse Paulo Brum. O diretor de Acessibilidade, Jorge Brasil, também participou da visita. Após a entrega, Brum conheceu as dependências da instituição, em especial a nova ala que está em construção para ampliar o atendimento.
O Comdepa recebeu os brinquedos em dezembro e entregou à UFRGS para a adaptação, mas devido à pandemia não foi possível realizar a entrega antes do Natal. “Uma ação fundamental para o desenvolvimento motor das crianças com deficiência. A maioria nunca teve um brinquedo e sentem essa alegria de ter um agora”, comenta o presidente do Conselho, Nelson Kalil.
Mil sorrisos - As crianças que possuem algum tipo de deficiência, cada uma com sua peculiaridade e gravidade, enfrentam dificuldades para vivenciarem a alegria proporcionada pelo brincar. Para quebrar essas barreiras é que surgiu o projeto Mil Brinquedos, Mil Sorrisos, em Portugal, e despertou o interesse da UFRGS em 2017. Brinquedos com adaptação, quando comercializados, são extremamente caros. Por isso, o projeto, gratuito, tem a intenção de proporcionar esta oportunidade e garantir o direito que toda criança possui de ser presenteada com brinquedos, nesta caso adaptados e que geram momentos de maior alegria, interação e conquistas.
Para o coordenador do projeto na UFRGS, professor Eduardo Cardoso, a ação gera uma série de impactos nos envolvidos. “A começar com o impacto na formação dos alunos graduandos, sensibilizando e transformando, tanto como profissionais como cidadãos. E o maior de todos é quando acompanhamos nas instituições e vemos o grande salto que é para as crianças que passam a brincar com aquilo que transformamos, criando caminhos alternativos, desenvolvendo novos acionadores com uso até mesmo de sucatas”, ressalta Eduardo.
Para o diretor-executivo da Kinder, André Veiga, os brinquedos vão colaborar no desenvolvimento das atividades realizadas. “Muitas terapias que desenvolvemos estão voltadas para a melhoria das percepções cognitivas, barulho, luz, movimento. Além disso, a maior parte das nossas crianças não possuem posses para aquisição de brinquedos tão sofisticados”, destaca.
A Kinder Centro de Integração da Criança Especial é uma Organização da Sociedade Civil, de caráter assistencial, com atuação em Porto Alegres desde 1988. Presta serviços de educação especial e reabilitação dos 0 aos 24 anos. Atualmente atende 250 crianças e jovens. São 120 alunos e 130 atendidos nas terapias. Conveniada da prefeitura, tem 60 vagas para crianças encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e mais 22 vagas para as encaminhadas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
Elisandra Borba