Conselho da criança e adolescente forma comissão de embaixadores do ECA

13/07/2022 17:46

Nesta segunda-feira, 13, dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 32 anos, cerca de 30 jovens de instituições associadas ao Fórum de Entidades e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram da instalação da Comissão de Embaixadores do Estatuto. A proposta é que eles promovam o ECA junto aos seus colegas por meio de uma linguagem mais acessível e contribuam para o desenvolvimento de ações e políticas públicas efetivas para a faixa etária.

O coordenador da Unidade de Apoio aos Conselhos Tutelares e conselheiro representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Paulo Meira, explica que o objetivo é trazer o jovem para a discussão daquilo que ele é destinatário. “Nós torcemos que eles compreendam a importância dessa participação na construção de políticas que venham ao encontro do que eles procuram. Com certeza, isso vai despertar uma consciência social para que possam buscar os seus direitos e exigir que sejam cumpridos”, destaca Meira.

Segundo a presidente do CMDCA e representante da Associação Cristã de Moços (ACM), Roberta Motta, a expectativa é envolver os jovens em ações do conselho para que eles apresentem uma visão mais inovadora e voltada à tecnologia. “Os embaixadores terão as condições para falar sobre o ECA com uma linguagem mais próxima e aproximadora nas suas escolas e organizações. Nós temos um vocabulário muito teórico, mas precisamos desenvolver uma linguagem para eles e do jeito deles”, destaca Roberta.

 

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça