Desenvolvimento Social tem programação especial para o Dia do Orgulho Autista

18/06/2021 08:47

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove nesta sexta-feira, 18, um debate virtual ao vivo em comemoração ao Dia do Orgulho Autista. O encontro será às 15h, na página da SMDS no Facebook.

Organizado pela Coordenação de Acessibilidade e Inclusão Social (Cais), a conversa vai destacar os avanços conquistados e apresentar as ações desenvolvidas em Porto Alegre para dar apoio a pessoas com autismo e seus familiares. Participam da transmissão a vice-presidente do Fórum pela Inclusão Escolar de Porto Alegre, Karla Wunder da Silva, a vice-presidente do Instituto Autismo & Vida, Marilene Leite Symanski, a presidente da Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo (Afapa), Nara Pinheiro, e a diretora técnica da Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla (Fadem), Amanda Mello da Costa.

Para a assessora técnica da Cais, Luciana Mendina, as demandas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista passaram a ser melhor compreendidas nos últimos anos. “Hoje trabalhamos para desenvolver políticas públicas que atendam com qualidade os diferentes graus de autismo", explica Luciana, que também é presidente do Movimento Orgulho Autista. Entre as ações da SMDS para este público estão a divulgação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e apoio na implantação de um Centro de Referência do Autismo em Porto Alegre.

Data - Instituído em 2005, o Dia Mundial do Orgulho Autista visa a esclarecer a sociedade sobre as características das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista independente do grau e normalizar o funcionamento cerebral diferente do que é considerado típico.

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil