Diálogo da prefeitura com grupo de recicladores autônomos terá mediação da Defensoria Pública 

02/12/2021 08:42

A Defensoria Pública do RS fará uma reunião com um grupo de recicladores autônomos de lixo nesta quinta-feira, 2, quando apresentará novas ações propostas pela Prefeitura de Porto Alegre. A mediação ocorre após diversas tratativas promovidas pelo Executivo Municipal que, há vários meses, mantém o diálogo com os catadores. Desde então, a prefeitura apresenta propostas para a regularização do serviço de coleta seletiva de lixo. O grupo, até o momento, não aceitou nenhuma das sugestões.

Diante desse cenário, a Defensoria também sugeriu reuniões de mediação que incluam o Ministério Público e Ministério Público do Trabalho. Novas agendas do grupo de recicladores com a prefeitura serão realizadas em datas a serem confirmadas.

O grupo de trabalho da gestão municipal é formado pelas secretarias de Governança Local e Coordenação Política, Desenvolvimento Social (SMDS), Serviços Urbanos (SMSurb) e DMLU. "Estruturamos uma proposta de consenso, firmando  o propósito da gestão municipal em manter o diálogo , até conseguir que o grupo aceite uma forma de regularizar as suas atividades", informou o secretário da SMDS, Léo Voigt. 

Protesto - No final da tarde desta terça-feira, 30, um grupo de catadores que se manifestava em frente ao Paço Municipal decidiu sair do local.

Maria Emília Portella

Andrea Brasil