Educação especial é tema da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

24/08/2021 08:41
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Educação inclusiva avança para todas as etapas do ensino formal

Na programação da 24ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência desta terça-feira, 24, às 18h, a educação será a pauta de webnário na página do facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social  (SMDS).

Com o tema da escola especial no contexto pandêmico e os desafios nas ações pedagógicas, o professor Márcio Malavolta, da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Luiz Francisco Lucena Borges, será o primeiro palestrante. Na sequência, será a vez das professoras Gisele Paiva e Márcia Rodrigues, da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna, abordarem o tema Um olhar para a história de todos e de cada um – juntos somos mais fortes. Porto Alegre tem hoje cerca de 480 alunos em quatro escolas de Educação Especial.

“A educação especial objetiva desenvolver potencialidades com o auxílio de profissionais especializados. Apesar de todos os desafios, a perspectiva de inclusão acontece na medida que conseguimos considerar que as diferenças precisam ser respeitadas”, observa a secretária Municipal de Educação, Janaina Audino.

A educação especial teve um grande avanço nas garantias de direitos para as pessoas com deficiências e para os setores multiprofissionais envolvidos com a inclusão. Nos espaços educacionais  estes avanços são significativos, assegurando que a educação especial e inclusiva perpasse todos os níveis e etapas do ensino formal.

Programação desta terça, 24

Clube de Culinária Horário: 11h
Local: Plataforma Zoom Realização: Clube Social Pertence Informações: contato@clubesocialpertence.com.br

Clubes de Teatro e Robótica Horário: 14h
Local: Plataforma Zoom Realização: Clube Social Pertence contato@clubesocialpertence.com.br

Discoteca – Um Dia Feliz Horário: 17h
Local: Plataforma Zoom Realização: APABB
Informaçõess: 3214-7987/3224-3514

Roda de conversa: "Como aprender e ensinar dentro do contexto da pessoa com deficiência visual" Horário: 19h
Local: Site ou Plataforma online Canal PPD Rumo Norte, no Youtube
Realização: PPD Rumo Norte
Informações: www.facebook.com/projetorumonorte ou rumonorte2020@gmail.com

Natação Horário: 20h
Local: Grêmio Náutico União (Sede Moinhos- Quintino Bocaiúva, 500)
Realização: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
 Parceria: Esporte +

A programação da 24ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência  é realizada pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, e conta com participação da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Especial e de Esporte, Lazer e Juventude.

Confira a programação completa

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes