Oficinas gratuitas a pessoas com deficiência visual valorizam a autonomia
Pessoas com deficiência visual podem se inscrever em oficinas que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional. As capacitações envolvem as seguintes temáticas: atendimento psicológico (30 vagas), atendimento sócio assistencial (30 vagas), orientação e mobilidade (30 vagas), informática básica (30 vagas), ensino do sistema braile (60 vagas) e tecnologia assistiva (60 vagas). As inscrições começaram na quinta-feira, 22, e podem ser feitas pelo telefone (51) 3225-3816, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail atendimento@acergs.org.br.
O evento para marcar a entrega do serviço à população ocorreu na tarde de quinta-feira, na sede da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), com a presença de representantes do Executivo e Legislativo Municipal e de entidades relacionadas ao tema da inclusão e acessibilidade.
As atividades gratuitas vão ocorrer no Centro de Reabilitação e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência Visual da Acergs, em uma parceria com a Coordenação de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). A idade mínima para participar é 12 anos.
Um dos interessados no programa Reabilita é o estudante de Direito, Rafael Dutra Ribas, que perdeu a visão na fase adulta. Para ele, a iniciativa é uma chance para a autonomia. “Esse programa é muito importante. Isso ajuda para nossa reinserção na sociedade e na nossa empregabilidade.”
A parceria com o poder público municipal foi retomada depois da suspensão do serviço em 2017. “Isso possibilita o reestabelecimento da autonomia, além de estarmos resgatando essa dívida. O que se quer é uma Porto Alegre verdadeiramente para todos”, avaliou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Paulo Brum.
“É dar acesso e possibilidade das pessoas com deficiência visual poderem se sentir à vontade e frequentar todos os ambientes de uma sociedade sadia, seja no trabalho, na educação, no lazer e na sua vida pessoal”, destacou Glailton Winckler da Silva, presidente da Acergs, entidade sem fins lucrativos fundada em 1967, que presta atendimento assistencial à pessoa com deficiência visual e seus familiares.
Serviço:
-
O que: oficinas gratuitas para pessoas com deficiência visual
-
Cursos/vagas: atendimento psicológico (30 vagas), atendimento sócio assistencial (30 vagas), orientação e mobilidade (30 vagas), informática básica (30 vagas), ensino do sistema braile (60 vagas) e tecnologia assistiva (60 vagas)
-
Inscrições e informações: (51) 3225-3816, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail atendimento@acergs.org.br
-
Documentação: CPF, RG, comprovante de residência.
Andrea Brasil