Primeiro dia da Semana Municipal da Consciência Negra é marcado por manifestações culturais
As cores do artesanato e cheiro de acarajé chamam a atenção de quem passa no Largo Zumbi dos Palmares. A feira da Semana Municipal da Consciência Negra começou nessa quarta-feira, 16, e até o dia 20 celebra as raízes, a cultura e a produção preta de Porto Alegre.
Na Feira do Afroempreendedor, produtos como bonecas de pano, velas, bijuterias e roupas se destacam. Também tem um espaço de serviços, onde é possível fazer tranças e penteados específicos para os cabelos afro. O espaço ainda conta com um recanto infantil, onde turmas da Educação Infantil da rede pública de ensino participam de contação de histórias, atividades pedagógicas e brincam em brinquedos infláveis e pula-pula. O local ainda conta com brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
Para a coordenadora de Direitos de Promoção de Igualdade Racial, Adriana Santos, essa é uma oportunidade para desconstruir hábitos e falas racistas. “Aqui vemos a potência da criatividade negra em diversas áreas, junto com os diálogos e as trocas com adultos e crianças. Quanto mais falamos sobre a negritude, tiramos o espaço do preconceito”, afirma Adriana.
Na praça de alimentação, uma diversidade de lanches doces e salgados atrai quem visita a feira e acompanha os shows da noite. No primeiro dia, quatro atrações movimentaram o palco da feira: Renato Bê-a-bá, tocador de tambores; Dudu Franco, rapper; Glau Barros e banda, sambista; e Alex Samba e banda com uma roda de samba. Confira abaixo a programação cultural dos próximos dias, sempre das 18h às 21h30.
Quinta-feira, 17/11
- Mito África Eduardo Branca
- Gângster
- Pagode do Cece
- Escola de Samba Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro
Sexta-feira, 18/11
- Grupo Swinga Brasil
- Negra Jaque
- Mano Délcio DJ
- Escola de Samba Estado Maior da Restinga
Sábado, 19/11
- Samba do Irajá
- Brazil Estrangeiro
- Gil Collares
- Escola de Samba União da Tinga
Andrea Brasil