Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa neste sábado

20/08/2021 08:45

  

Giulian Serafim / PMPA
Obras e infraestrutura
Evento busca conscientizar quanto à importância da inclusão dessa população

A 24ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa neste sábado, 21, e segue até 28 de agosto em formato híbrido, com ações presencias e virtuais. No sábado, às 9h, será realizado o vôlei sentado no Ginásio Ararigbóia (rua Saicã, 6, Jardim Botânico) e às 12h, no Facebook da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, ocorre apresentação do Projeto Borboleta, da Associação Cristão de Moços (ACM), que atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual, desenvolvendo atividades psicomotoras, recreativas, aquáticas e esportivas.

Devido à pandemia de Covid-19, a abertura oficial da Semana será virtual, na segunda-feira, 23, às 14h, e poderá ser acompanhada na página do Facebook da secretaria. Incluída no calendário das datas comemorativas do município, a Semana busca a conscientização quanto à importância da inclusão social das pessoas com deficiência.

A programação é realizada pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social  (SMDS), através da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, e conta com participação das secretarias municipais de Educação, por meio da Coordenação de Educação Especial, e de Esporte, Lazer e Juventude.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Social, Paulo Brum, ex-vereador, é o autor da lei que instituiu a Semana. Cadeirante, dedicou sua caminhada profissional na luta pela inclusão das pessoas com deficiência. “Precisamos que a sociedade e o poder público vejam as potencialidades das pessoas com deficiência. Meu desejo é um dia não precisar mais marcar uma data para a pessoa com deficiência. Enquanto isso, devemos debater os problemas e aplaudir as conquistas. Que tenhamos ótimos encontros nessa semana e possamos seguir na busca da tão sonhada inclusão social de todos”, destaca.

O presidente do Comdepa, Nelson Kalil, destaca a diversidade da programação. “Educação, saúde, trabalho, esporte, todas as questões que nos interessam e que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência estão contempladas. Contamos com a participação de todos.”

O último censo realizado pelo IBGE é de 2010 e aponta que Porto Alegre possui mais de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Isto representa quase 22% da população. As deficiências visual e locomotora são mais de 50% do total.

Confira a programação

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes