Situação do povo negro nos dias atuais é tema de encontro virtual

14/05/2021 08:48

  

Nilo Feijó/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Coordenadora apresentará o Plano de Ação da Unidade de Direitos e Políticas de Igualdade Racial da SMDS

Nesta sexta-feira,14, às 14h30, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realiza uma conversa virtual com uma análise sociológica e conjuntural dos negros nos dias de hoje. O encontro pode ser acompanhado pela página do Facebook da secretaria . Atualmente, o Brasil concentra o maior número de população negra fora do continente africano. No entanto, 133 após a assinatura e oficialização da cidadania do povo negro, muitos ainda se encontram em condições desiguais em relação à população branca. Para muitos historiadores, a abolição não trouxe medidas e soluções eficientes para a integralização dos ex-escravos na sociedade brasileira.

No encontro, também será apresentado o Plano de Ação da nova coordenadora da Unidade de Direitos e Políticas de Igualdade Racial da SMDS, a doutoranda em Educação, Adriana Santos. "O 13 de maio tem sido marcado por um dia de reflexão e luta contra a discriminação e o preconceito, remetida para situação egressa da verdadeira motivação que resultou na assinatura da Lei Áurea. Não se pode deixar de reconhecer que a abolição não resolveu diversas questões essenciais acerca da inclusão e direitos de negros e negras libertos na sociedade brasileira. O marco histórico da data, postulado na história oficial, não apaga as reflexões necessárias a respeito do 'dia seguinte' ", destaca Adriana.

Em 2021, o Rio Grande do Sul comemora os 50 anos do Dia da Consciência Negra. Na conversa, também serão abordados os motivos que levaram os movimentos negros a questionar e criticar as diferenças sociais ligadas às etnias raciais, na década de 1970, e criaram o 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. A data reverencia Zumbi, um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes