Ação de combate ao trabalho infantil é realizada no Acampamento
 Na tarde desta quarta-feira, 12, foi realizada a 3ª Ação Social no Combate e Erradicação do Trabalho Infantil no Acampamento Farroupilha. A iniciativa conjunta do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Social (Fogap), Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi) e Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul promoveu a realização de show artÃstico e cultural no palco principal do evento. Um dos sÃmbolos da luta contra o trabalho infantil, o cartão vermelho foi distribuÃdo com outros materiais informativos para conscientizar comerciantes e frequentadores do parque.
A Orquestra da Pequena Casa da Criança abriu a programação artÃstica. A entidade presta assistência a 600 pessoas, principalmente crianças e adolescentes, por meio do Serviço de Conivência, no turno inverso à escola. Houve, ainda, apresentações do grupo de flautas da Orquestra Villa Lobos, do grupo de dança tradicionalista do Centro Social Marista (Cesmar), da Orquestra Jovem do RS e grupo musical Sol Maior. O principal espetáculo da tarde ficou com o grupo de danças Sinuelo, formado por deficientes auditivos.
A coordenadora da Competi, Helena de La Rosa da Rosa, destaca que o Acampamento Farroupilha, em suas edições anteriores, era um evento no qual ocorriam muitas situações de trabalho infantil. "Contudo, desde 2013, com a realização de ações sistemáticas de sensibilização, informação e, quando necessário, abordagem e fiscalização, tem sido possÃvel garantir a redução de casos durante os festejos farroupilhas", conclui.
A campanha Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil, lançada em 2013 por ocasião da Copa 2014, é uma iniciativa do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Visa a conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento do problema da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
Â
Gilmar Martins